segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Gato Birmanês macio como a zibelina

O pelo do gato birmanês é tão fino e macio que ele frequentemente é chamado de gato zibelina. Na realidade, ele não é originário da Birmânia, mas sim dos Estados Unidos. Seu ancestral é um gato meio siamês, meio malaio, que um médico californiano, apaixonado por genética, trouxe da Birmânia. Depois de algumas tentativas, esse médico obteve a raça atual, fixada, definitivamente por outra do ano de 1930. Posteriormente, ele foi introduzido na Europa.
  O gato birmanês tem um talhe médio, mas é comprido e elegante. Seu pescoço é longo e magro e, como os siameses, seus pés são ovais. A cabeça geralmente é triangular. As orelhas são retas e abertas na base. A cauda afilada termina às vezes por um leve nó.
  Os olhos amendoados têm nuanças que vão do dourado ao amarelo-pálido. O pelo lustroso é marrom-escuro no dorso e vai clareando em direção ao ventre e ao peito. Além de ser mais social que o siamês, o gato birmanês é também mais ágil e afetuoso.



Pelagem

Ele  possui um pelo curto, muito lustroso com um efeito vitrílico, sedoso e com sub pelos suficientes para conferir um ligeiro volume. Existem quatro variedades de cores, todas com olhos dourados ou amarelos, outras cores são permitidas como citado anteriormente, mas são mais raras. Os exemplares de coloração mais comum são o castanho, o chocolate, o lilás e também o azul.

Temperamento

O grande caráter é o que  torna ideal para ser um animal de companhia, principalmente se for para crianças. Possuem uma tendência de ser gatos muito carinhosos pelo que lhes agrada no contato com outras pessoas. São bastante brincalhões e muito divertidos, costumam dar muita vitalidade e alegria ao ambiente que estão.
É considerado como um gato bastante tranquilo, muito inteligente e que apresenta uma característica bastante curiosa quanto aos seus sons. Apesar de não ser mudo é muito calado e não faz sons como é comum em outros gatos. Existem apenas raras situações onde se pode escutar ele fazer  fazer sons.
É uma excelente alternativa para se ter em casa, pois ele se dá muito bem com cães e também crianças, você terá apenas um trabalho em escová-lo. Apesar de ser fácil será necessário o escovar várias vezes.
É um gato que adora estar nos pés do dono, e muitas vezes irá saltar em seu colo quando você menos esperar.



  Ele  é sempre muito amigável e não muda o seu humor, curioso e com uma natureza muito especial é uma raça bastante popular. Se forem ensinados desde pequenos eles irão lhe cumprimentar quando você chegar ou pedir por carinho. Estão sempre atentos a tudo o que acontece ao seu redor. São muito carentes, e se sentirem ignorados ficam muito tristes.
Gostam muito de explorar os ambientes, tudo o que se mexe ou faz algum barulho  despertando seu interesse. Por ter um corpo musculoso e forte, gosta muito de subir em lugares muito altos e surpreender alguém que esteja desavisado. Apesar de ser divertido quando é filhote, é importante sempre se colocar limites desde pequeno para que ele não vire um gato inconveniente.
É uma raça ideal para famílias que tem crianças e idosos, ou mesmo para quem procura por gatos mais tranquilos e menos interativos.

Saúde

Por ser um cão muito carente de atenção, o ideal é ter mais gatos ou mesmo outros animais para que possam lhe fazer companhia enquanto seu dono não estiver em casa. Não é recomendado como um felino para espaços pequenos, como apartamentos ou mesmo casas muito pequenas. Para que viva bem é muito importante que ele possa ter sempre brinquedos a sua disposição para que possa gastar a sua energia.
É importante que ele seja alimentado com uma ração de qualidade, porém é importante que se observem alguns problemas de saúde possíveis que podem acontecer, como a obesidade. Gatos que são obesos tem uma maior propensão para serem doentes, podendo ter até mesmo dificuldades para realizar a sua higiene pessoal, por isso deverão ter cuidados com uma maior frequência.
Uma boa dica para o gato desta raça ter uma boa saúde, é a frequência de seus banhos, o banho é essencial para livrar os gatos tanto de doenças de pele como pulgas e carrapatos. Para esta raça procure dar banho de 15 em 15 dias o que é suficiente.
Alguns donos de gatos acreditam que eles não precisam tomar banho, pois tomam banho sozinhos enquanto se lambem, apesar disto é importante se observar que geralmente este banho não é o suficiente para manter o pelo do felino totalmente saudável.



Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae

Característica:
Comprimento: cerca de 35 cm
Expectativa de Vida 15 a 18 anos
Cabeça triangular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...