terça-feira, 30 de setembro de 2014

Urinar no lugar certo




Uma grande vantagem dos gatos em relação aos cães como animais de estimação é a caixa de areia (caixa de dejetos). A grande maioria dos gatos usa a caixa com muito prazer, sem precisar ser ensinado, ele é naturalmente atraído a fazer suas necessidades nesse local.

Porém, alguns gatos podem urinar, ou menos frequentemente, defecar fora da caixa. Isso pode acontecer por vários motivos:

. A caixa de areia está muito perto da sua comida e água ou da área de descanso. Os gatos não gostam de fazer suas necessidades próximas ao local onde se alimentam, por isso a(s) caixa(s) de areia devem sempre ficar longe da área de alimentação e descanso.

. O número de caixas de areia não é suficiente. Em lares com mais de um gato, é importante levar esse fator em consideração. Muitos bichanos usam a mesma caixa dos outros, sem problemas, mas alguns não toleram. O ideal, para quem tem mais de um gato, é ter não somente mais caixas (no mínimo 2 por gato), mas caixas espalhadas por mais de um lugar, para que questões territoriais não impeçam um gato de usá-las.

. O material não é tolerado pelo gato. Atualmente existem muitos materiais para a caixa de gatos, desde a areia até materiais à base de sílica. Teste os diferentes materiais e perceba se seu gato tem preferência por algum deles.

. A caixa não é limpa com frequência. Alguns gatos não toleram sujeira na caixa. Nesses casos, a caixa deve ser limpa sempre que o animal usá-la, ou mais caixas devem ser adicionadas ao ambiente.

. Mudanças territoriais. Os felinos são animais muito territoriais, ou seja, qualquer mudança no seu território pode trazer estresse e alterações comportamentais. A marcação territorial com urina, e em alguns raros casos com fezes, pode surgir em um contexto desses. É importante ressaltar que as mudanças mais sutis no território podem ser suficientes para uma reviravolta no comportamento do gato, por isso, se o seu bichano for muito sensível, evite mudanças desnecessárias no ambiente, como a introdução de novos animais, mudança de lugar de móveis, reformas e mudanças de casa. Caso sejam necessárias, as mudanças devem ser feitas de modo gradativo.

. Saúde. Problemas com a mobilidade, como fraturas, artrose ou discopatias podem afetar o uso da caixa de areia. Algumas doenças, como cálculos, infecções urinárias e verminoses também podem alterar o uso da caixa pelo gato. Além disso, viroses como FIV e FELV podem causar alterações no comportamento dos bichanos. Por isso, problemas de saúde devem ser descartados antes de tentar mudar o comportamento de eliminação do gato.



Receita para eliminar o cheiro do xixi do seu felino

Essa receita caseira elimina completamente o cheiro de urina de gato de tapetes, sofás, e qualquer tecido onde o bichano tenha marcado o território. É importante remover completamente o cheiro para evitar que o animal retorne ao local para urinar.

Ingredientes:

Bicarbonato de Sódio,Vinagre branco,Detergente de lava-louças,Água oxigenada 3%

Se a urina for recente, absorva tudo com papel toalha ou uma toalha velha. Se a urina já tiver secado, vc pode verificar os locais que eles urinaram usando uma luz negra.Depois, molhe a área com uma solução de 50% de vinagre branco e 50% de água. Molhe o bastante para a solução penetrar em todo o tecido. Deixe secar, ou use um secador para acelerar o processo. O ácido do vinagre neutraliza o odor de amônia da urina do gato.Coloque uma boa quantidade de bicarbonato de sódio sobre a área, e espalhe por cima uma solução de ¼ de xícara de água oxigenada misturada a uma colher de chá de detergente de lava-louças. Esfregue bem com uma escova ou mesmo com os dedos, protegidos por uma luva, para dissolver o bicarbonato de sódio e ele penetrar bem no tecido. Deixe secar e passe o aspirador de pó.O vinagre vai neutralizar o odor da amônia e a água oxigenada é um poderoso oxidante capaz de matar as bactérias que causam o cheiro de urina. O bicarbonato de sódio é conhecido por ser capaz de absorver odores. Vc pode jogar um pouco por cima do carpete e depois aspirar, uma vez por mês, para manter o carpete sem cheiros o tempo todo.Se o local já está muito “marcado”, pode ser necessário repetir o processo por alguns dias até eliminar completamente o cheiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .