Os médicos veterinários são unânimes quando se trata da alimentação de cães e gatos: a ração deve ser o único alimento que o dono deve dar aos seus animais. Nada de verduras, frutas ou restos de comida. "Os cachorros e gatos são animais carnívoros. O estômago deles não absorve bem os alimentos consumidos pelas pessoas", explica a veterinária Vanessa Lins.
A ração de boa qualidade, ao contrário, possui todos os nutrientes de que um cachorro ou um gato necessita. São desenvolvidas para oferecerem aos animais uma alimentação balanceada com proteínas e minerais nos níveis adequados.
Freqüência
Os adultos devem ser alimentados de duas a três vezes por dia. Já os filhotes devem ser alimentados com mais freqüência, de três a cinco vezes por dia.
Quantidade
A quantidade de ração diária varia de acordo com a composição da ração. O melhor é seguir a tabela que geralmente vem nas embalagens das rações.
Sobrepeso e subnutrição
A alimentação irregular pode causar diversos problemas de saúde ao animal. Caso a alimentação não forneça os nutrientes necessários, o animal pode apresentar sintomas de desnutrição, como pêlo opaco e quebradiço, costelas visíveis, cios irregulares e crescimento retardado. Se, ao contrário, a alimentação for excessiva, pode causar a obesidade, que traz consigo problemas como diabetes.
Exemplo: identifique na imagem a condição corporal do seu cachorro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .