terça-feira, 7 de junho de 2016

Fumaça de cigarro também faz mal para cães e gatos

Você sabia que os animais de estimação também podem ser considerados fumantes passivos? Além do cigarro trazer problemas a saúde dos fumantes, também pode trazer sérias consequências aos não fumantes, sendo humanos ou animais.

Existem evidências de que a fumaça de cigarro é carcinogênica para o homem como fumante passivo e acredita-se que tem o mesmo efeito em animais, que apresentam processos alérgicos, como rinite, traqueite, bronquite e também a possibilidade de desenvolverem carcinoma pulmonar, pneumopatia e cardiopatia secundária. Outra enfermidade grave causada pelo cigarro é o linfoma felino, que acaba com as defesas naturais dos gatos, podendo levar ao óbito.

Que a raça que corre esse risco?
Todas as raças! Todo animal que sofre com um dono que fuma, pode apresentar as doenças citadas. Quanto mais tempo o pet ficar perto do dono fumando, mais risco ele corre de ter sérios problemas de saúde.

Pode ser que você venha a ler e conhecer mais casos de problemas secundários ao cigarro acontecendo em animais pequenos, os cães de colo e gatos . Isso não é porque eles têm uma raça específica e sim, porque na maioria das vezes, esses pets vivem dentro de casa, correndo atrás do dono e respirando toda a fumaça. Enquanto os pets de grande porte costumam ter mais acesso ao quintal.

Caso você fume perto do seu pet, é hora de parar. Zele pela saúde dele, é seu dever. Se notar alguma alteração em sua saúde, leve-o ao médico veterinário. Quanto antes o tratamento começar, melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .