terça-feira, 21 de junho de 2016

Cuidado quando seu gato vomitar bola de pelo isso pode não ser normal !!!!!

As bolas de pelos são formadas devido a ingestão de uma grande quantidade de pelo que os gatos acabam ingerindo ao limpar a sua pelagem. Embora os gatos tenham a fama de ser auto- limpantes, se não forem escovados regularmente, irão retirar ao lamber uma quantidade grande de pelos mortos. A língua dos gatos é áspera, o que lhes torna incapazes de desalojar a pelagem de suas bocas e cuspi-la, portanto a única opção é engolir os pelos.
Gato se lambendo 

Bolas de pelo podem gerar problemas de saúde para meu gato?

Quando as bolas de pelo passam para o intestino, elas desregulam o sistema digestivo do animal e provocam alterações como dificuldades de evacuação ou diarreia. Um grande risco é o de haver também uma oclusão intestinal, sendo neste caso necessária uma operação para a remoção das bolas de pelos, pois se a situação se prolongar sem tratamento o gato pode vir a morrer.
Expelir bolas de pelos pela boca de uma a quatro vezes por mês é considerado normal e não causa nenhum problema ao gato. Nos gatos de pelo curto a média é menor. Se o gato vomita mais do que quatro vezes por mês, se expele bolas sucessivamente ou se passou a vomitar mais do que o normal, então este deve ser levado ao veterinário.
No gato normal não deve estar presente nenhum outro sinal clínico além da regurgitação de bolas de pelos. Se o gato evidenciar perda de peso, desidratação, diarreia, anorexia, pelagem sem brilho ou com falhas, tosse ou outras alterações, este deverá ser submetido a exames mais específicos.
Observe atentamente seu animal, pois problemas dermatológicos que levam a coceira, alergias alimentares e doenças gastrointestinais, como distúrbios de motilidade ou tumores, têm como sintoma a expulsão excessiva de tricobezoares.
É importante observar também se o seu animal não está com distúrbios de comportamento ou neurológicos, como a alopecia psicogênica, que faz com que o animal, por estar depressivo, lamba-se compulsoriamente, causando dermopatias auto induzidas e engolindo mais pelo que o comum.
Seu gato está vomitando bolas de pelos? Veja o que fazer

Como evitar a formação das bolas de pelo no seu gato

Pentear o animal frequentemente, tosá-lo a cada 3 meses e até o uso de pastas/laxantes são medidas indicadas para prevenir o surgimento das bolas de pelo.
Algumas ações simples podem ajudá-lo a prevenir este incômodo das bolas de pelo:
a primeira e mais básica é a escovação frequente do animal, já que evita a ingestão excessiva de pelos. Para gatos de pelo médio-longo, é indicada a escovação diária. Caso contrário, duas vezes por semana será suficiente.


A tosa a cada 3 a 4 meses de gatos com pelos longos, ajuda a diminuir a ingestão de pelos. Neste caso, você deve pesar os prós e contras (estético e conforto do animal, já que alguns se sentem estranhos sem a pelagem);

Laxantes a base de vaselina, que lubrificam e facilitam a passagem dessas bolas de pelos, evitando a obstrução intestinal, quando indicado pelo seu médico veterinário podem ser uma boa opção. Estes laxantes estão disponíveis comercialmente e geralmente em forma de pastas palatáveis;

Dar de ração de alta qualidade e com grande quantidade de fibras  é uma prevenção fácil de ser posta em prática. As fibras ajudam a defecar e expulsar os pelos;
evitando assim que ocorra lambedura excessiva (camadas de psicogênica). Sim, gatos estressados podem se lamber mais que o normal e ingerir muito pelo!

Óleos minerais encontrados em farmácia para humanos. Apesar de não ser o mais indicado, pode ser usado para gatos que não ingerem bem uma medicação oral. Ele deve ser muito bem misturado no alimento. Nunca deve ser administrado diretamente na boca.  . Consulte um médico veterinário para saber se pode e como pode usar;

Há alguns petiscos para animais que ajudam na eliminação dessa bolas de pelo nas fezes. Coloque junto ao potinho com a ração. Eles são saborosos e seu gato irá gostar.
O surgimento de bola de pelo pode ser normal e, com algumas medidas preventivas, você pode evitar que seu gatinho passe por esta situação, no mínimo, incômoda. Procure seu veterinário agora e não deixe seus bichanos sofrerem mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...