sexta-feira, 3 de junho de 2016

Aleitamento artificial para gatos e cães filhotes

Os filhotes ficaram órfãos! E agora? Algumas vezes acontece de termos nas mãos um ou vários filhotes recém-nascidos. Ou porque foi abandonado , ou porque a mãe faleceu durante o parto ou mesmo porque a mãe está rejeitando os filhotes e não quer amamentar.




Como ensinar pets mamar na mamadeira?
O trabalho será grande e o ideal é que várias pessoas possam ajudar. Nos três primeiros dias de vida o leite deve ser oferecido a cada meia hora para os filhotes. Esse leite artificial deve sempre estar morninho e fresco. É importante lembrar que eles ainda não saberão mamar na mamadeira e a pessoa precisará ajudar. O cão e o gato  deve ficar com a barriguinha para baixo e com a cabeça elevada, assim como fica quando a mãe o amamenta. A quantidade a ser dada por vez é pequena, pois o estômago deles é muito pequeno. Nunca o segure de outra maneira na hora de amamentar, pois se a mamadeira for dada errada ele pode aspirar o leite e morrer. Do quarto dia em diante você pode passar a dar a mamadeira a cada duas horas. O leite sempre tem que estar morno.

Qual leite dar para o filhote?
O mais indicado é comprar o leite próprio para filhotes de cães e gatos  que você encontra na maioria dos pet shops. Caso isso não seja possível ou caso o número de filhotes seja grande e o valor do produto ultrapasse as suas condições financeiras, você pode optar por fazer uma dessas receitas para seu cão e gato  .

 Veja como:

Para Cães



Misture uma gema de ovo, uma colher de sopa de creme de leite, 1,5 g de calcário calcítico e em torno de 25 gramas de vitaminas e suplementos alimentares para filhotes de cães;
A essa mistura, adicione 150 ml de leite (preferencialmente isento de lactose);
Mexa muito bem, até a solução ficar homogênea.
Sempre que for oferecer essa mistura aos filhotes, você deve aquecê-la, de maneira que fique morna e agradável. O restante deve ficar guardado na geladeira. Use a mamadeira apropriada para filhotes de cães para amamentar os pequeninos. Elas têm o bico adequado e fica mais fácil de eles conseguirem mamar.

2 Gemas de ovo;300 ml de leite integral; 1 e 1/2 colher de sopa de creme de leite; 50 ml de água
Misture tudo muito bem com uma colher, se quiser pode cozinhar as gemas e esfarela-las no líquido até ficarem completamente dissolvidas. Se a  ninhada for pequena ou a receita é apenas para um filhote, pode fazer metade.
Guarde na geladeira, e fique atento pois estraga fácil.

 Para seu gato

 Receita caseira
 1 copo de leite integral; 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral; 2 colheres de sopa de farinha láctea; 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, sem a clara porque a clara faz mal para o bebê gatinho; 1 colher de sopa de creme de leite
Misture tudo, bata no liquidificador e coloque numa vasilha de vidro lacrada. Guarde na geladeira e na hora de alimentar o bebê gatinho retire só a quantidade necessária. Esta receita serve para até 3 dias. Depois disso precisa fazer uma nova. É prático, saudável e barato.  Pode dar para o nenê gatinho muitas vezes ao dia, porque  eles mamam  toda hora na mãe .

Caso você não tenha a mamadeira para cães e gatos , pode dar o leite com uma seringa ou conta-gotas até que providencie a mamadeira. Nesse caso, tenha ainda mais cuidado para ao colocar muito leite de uma só vez na boca do filhote. Lembre-se sempre de que a mamadeira ou a seringa devem estar acima da cabeça e o filhote deve permanecer com a barriga para baixo.
Após alimentá-los, com uma toalha úmida em água morna, massageie a barriguinha dos filhotes para que o intestino seja estimulado.

2 comentários:

  1. Olá queridos amigos, amei o Post! Excelente qualidade e com sugestões preciosas. Vocês estão de Parabéns!!!
    Entretanto, se me permitem uma pequena observação, na primeira foto postada dos gatinhos mamando, eles estão numa posição (barriga para cima) exatamente oposta à recomendada pelo Post. Como esta foto vai para Google imagens e quem a vê pode não ter acesso ao Post, fiquei preocupada que alguém olhe a imagem e acabe fazendo mal aos gatinhos.
    Fora isso, tudo perfeito, inclusive as receitinhas que eu já anotei.
    Muito, muito obrigada.
    E desculpem alguma coisa.
    Regina.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Regina , Obrigada Pelo comentàrio não tinha me dado conta desse detalhe da foto obrigada Por falar vou trocar.

    ResponderExcluir

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...