domingo, 19 de junho de 2016

Como fazer seu gato beber mais água

A maioria dos gatos não bebe água suficiente. Mas a falta de hidratação do organismo pode trazer sérias consequências para a saúde dos felinos, principalmente  para os que se alimentam exclusivamente de ração seca, que contém apenas 10 % de umidade .

O gato deve beber 50ml de água a cada kg de peso vivo do animal. Ou seja, um gato de 6kg deveria beber por dia 300 ml de água.Gatos que bebem pouca água e tem uma alimentação basicamente seca podem ter problemas de saúde graves. Esse quadro pode se agravar ainda mais em tempos de clima muito quente. Eles podem ficar desidratados, comprometendo as funções normais do funcionamento de diferentes órgãos. Essa desidratação pode ser tão grave que pode até levar o gato a óbito.

Dicas de como fazer seu gato beber mais água

1. Deixe a água longe da ração.
Esse erro é espantosamente comum e é o principal motivo para os gatos beberem pouca água. Na natureza, se tem um animal morto (comida) perto da água, as chances de ela estar contaminada são altas. Então seu gato pode assumir que a água do lado da ração está contaminada, e não bebe o suficiente.


2. Troque a água várias vezes ao longo do dia.
Água fresca é muito melhor do que água parada, e seu gato sabe.


3. Coloque a água em locais que o gato gosta e circula.
Você nunca teve preguiça de ir até a cozinha buscar água no meio da noite? Seu gato também tem. Coloque vasilhas em lugares que ele fica e em lugares de passagem, para facilitar e ajudá-lo a lembrar que ele precisa beber.

4. Espalhe várias vasilhas de água pela casa, mesmo que seja um apartamento.
Pelo mesmo motivo do item anterior. O ideal é que cada cômodo tenha uma vasilha.

5. Tenha uma fonte.
As fontes oxigenaram a água e a fazem circular, coisa que os gatos amam. Existem modelos industriais com filtro de carbono, que são ótimos.

6. Não deixe a água no sol.
Coisa básica, mas muita gente esquece que o sol muda de posição ao longo do dia. Preste atenção nisso.

7. Mude o formato da vasilha.
Os gatos odeiam molhar os bigodes e encostá-los na beirada da tigela. Experimente vários formatos para descobrir qual seu amigo prefere. Alguns gatos gostam de beber água em bacias largas e outros em copos, normalmente porque acostumaram que o copo da sua escrivaninha tem água mais fresca que a vasilha deles.

8. Mude o material da vasilha.
A primeira opção para a saúde do seu animal é porcelana e vidro, sempre. Mas a primeira disponível na pet shop é plástico, o grande vilão, que inclusive causa acne felina. Trocar o material pode deixar a água mais atrativa para o gato.

9. Dê ração úmida de sachê ou latinha.
Seu gato absorve a água desses alimentos e não só fica mais hidratado como vai acabar comendo menos, mantendo a saúde trato urinário e o peso ideal. As rações úmidas em patê geralmente são melhores, pois os pedaços ao molho têm menos água e mais amido.

10. Torne a coisa divertida ou saborosa!
Gatos adoram se divertir, e podem adorar um cubo de gelo flutuando na bacia de água. Muitos jogam brinquedinhos na vasilha e ficam pescando depois, use a criatividade! Outra opção é dar um cheirinho para coisa, misture à água um pouquinho de ração úmida ou pedaços de carne (SEM tempero!), é mais para dar cheiro do que gosto – os gatos não são muito bons de sentir gosto, por sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...