quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Saiba como dar remédio líquido no seu gato

Os medicamentos para gatos vêm em diferentes formas, como comprimidos, cápsulas, creme e líquidos. Os gatos são notoriamente difíceis de medicar, e embora os remédios líquidos orais sejam fáceis de administrar, nem sempre é o caso. Os felinos tendem a lutar e resistir ao ter algo empurrado em suas bocas, e a seringa não é uma exceção. No entanto, com um pouco de preparação e, seguindo algumas dicas simples, dar um medicamento líquido ao seu gato não precisa ser estressante.



Se o seu gato não tomar a medicação na comida, não pode comer com a medicação, ou a dose é muito grande, então é melhor seguir as indicações abaixo.

Deixe o medicamento pronto – agite o frasco se necessário e retire a quantidade adequada de líquido com o conta gotas ou seringa fornecidos pelo seu veterinário. Encha o conta gotas ou seringa onde for melhor.
Traga seu gato ao lugar onde você dará a medicação, fale com ele com um voz feliz. Se você não soar preocupado, será provável que seu gato se sinta assim também.
É útil enrolar o gato em um cobertor ou toalha grande e deixar apenas a cabeça para fora. Coloque sua traseira contra algo para que ele não possa fugir de você. Eu descobri que quando dou medicação para o meu gato siamês que luta, literalmente, com unhas e dentes, embrulhá-lo em uma toalha grande e, em seguida, colocá-lo entre os meus joelhos conforme me sento no chão me dá maior controle. Outras pessoas gostam de colocar o gato mais no nível dos olhos, sobre uma mesa.
Pegue a seringa ou conta gotas (se você for destro, utilize a mão direita.)
Usando sua outra mão, agarre gentilmente (mas com firmeza) a cabeça do seu gato com o polegar de um lado da articulação da mandíbula e seus dedos do outro.
remédio liquido gatos


Coloque a ponta do conta-gotas ou da seringa na boca no espaço atrás do canino. Esta área possui apenas alguns dentes muito pequenos.
Coloque o conta gotas ou a ponta da seringa na boca até que passe os dentes.
Lentamente administre a medicação. Dê a medicação em pequenas quantidades com uma pequena pausa entre cada porção. Tenha muito cuidado para não dar mais rápido do que seu gato pode engoli-la. Não tente dar todo o líquido de uma só vez, pois isso pode causar asfixia ou vômitos. Seu gato pode cuspir um pouco do medicamento. Se isso ocorrer, não dê outra dose a menos que você sinta que seu gato cuspiu a dose toda.
Segure a boca do gato fechada e coloque sua cabeça em posição normal, o que fará com ele engula mais facilmente. Esfregue gentilmente ou sopre o nariz do seu gato; isso o estimula a lamber o nariz e depois engolir.
Limpe qualquer tipo de medicação no rosto do seu gato com um pano macio e úmido.
Fale suavemente e acaricie seu gato, ou dê algo que ele goste, por exemplo, um petisco. Isso fará com que a próxima vez seja mais fácil. E lembre-se, quanto mais eficiente você puder dar a medicação, mais fácil é para os dois.
Lave a seringa/conta gotas com água da torneira e retorne com a medicação para a geladeira, se necessário.
 Embora as imagens valam mais que mil palavras, ver uma demonstração ao vivo é ainda melhor. Se o seu veterinário prescreve medicamentos líquidos ao seu gato, deixe que alguém da equipe dele mostre como se faz.



Dicas
Embora seja possível medicar um gato enrolado na toalha sozinho, é muito mais fácil ter um ajudante para segurá-lo. Isto lhe permite ter as duas mãos livres para administrar o remédio.
Teste a seringa com água antes para ter certeza que não tenha obstruções.
Se preparar uma comida que seu gato goste antes de dar o medicamento, será uma recomenda satisfatória para ele desfrutar depois.
Avisos
Seja paciente e dê o remédio devagar. Esguichar o líquido rapidamente pode fazer o gato inalá-lo, o que pode causar uma forma potencialmente grave de pneumonia.
Evite colocar seu dedo diretamente entre os dentes do seu gato, pois aumenta os riscos de ser mordido.
Nunca administre mais remédio do que recomendado pelo veterinário.
Se for prescrito cápsulas, sempre verifique com o veterinário antes de esmagá-lo para diluí-lo. Alguns tabletes são feitos para libertação lenta do ingrediente ativo, ou possuem um revestimento de proteção para sobreviver o ácido do estômago e se tornar ativo no intestino. A trituração de tais comprimidos diminui a sua eficácia e deve ser evitado.




Veja como deixar teu gato mais saudável

Um comentário:

  1. Kutham ...
    Quando tinha gatos eles tomavam remédios sem problemas,até ficava admirada,pois sempre dizem que são complicados em tudo. Usava dessas artimanhas que você indica na sua matéria e dava super certo.
    Valeu por compartilhar,pois com certeza deve haver pessoas que se atrapalham na hora de dá remédio para seu bichano.
    Abraços sempre..
    Luandabela.

    ResponderExcluir

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .