sábado, 23 de janeiro de 2016

Entenda a linguagem felina

É fácil de entender os cachorros. Eles têm rostos expressivos e linguagem corporal bem compreensível. Gatos, por outro lado, são conhecidos (erroneamente) pela sua “opacidade emocional”. Muita gente acha que os gatos não estão muito a fim de papo. Mas isso não é completamente verdade, segundo pesquisadores que estudam a comunicação entre gatos e humanos.
Os gatos usam várias formas para transmitirem seus sentimentos, necessidades e desejos.

Ronronar
O ronronar é provavelmente uma solicitação de algo, que pode ser um simples carinho uma coisa mais urgente. Sim, o ronronar é o mais próximo do pedido de ajuda que um gato pode fazer.

Esfregadinha
Quando você chega em casa e seu gato se esfrega nas suas pernas, você já pensa: “ele quer alguma coisa”. Sim, mas não é tudo que ele está tentando dizer. Quando os gatos selvagens estão voltando da caça, eles podem gastar vários minutos esfregando-se uns contra os outros. Eles também vão envolver suas caudas sobre as costas uns dos outros - é como um abraço humano.

É um comportamento comum quando os gatos estão se reunindo após um período de separação. E o significado provavelmente se aplica à forma como os animais interagem conosco. Quando você esteve no trabalho ou na escola o dia todo, e seu gato se esfrega nas suas pernas, é um comportamento amigável de saudação. É a forma deles dizerem: ”Você está de volta! Senti sua falta!”

Expressões faciais

Não é brincadeira, os gatos também têm expressões faciais. A maioria das pessoas não prestam atenção porque não acreditam que gatos podem se expressar. Mas se você começar a observar suas carinhas, você vai ver quando o bichano está estressado ou quando está aflito.
Os músculos faciais ficam tensos quando estão nervosos, e quando eles estão felizes ou relaxados, seus músculos faciais também relaxam.

Piscada

 O piscar lento é realmente é um gesto de aceitação. Eles fazem isso quando estão absolutamente confortáveis com você - e fazem isso com outros gatos também.
Não existe uma explicação do por que gatos fazem isso. É uma resposta automática quando os níveis de cortisol (hormônio do estresse) abaixam.

Miado


Gatos e humanos desenvolveram uma linguagem secreta de miados. Os gatos não miam para se comunicar com outros gatos. As pessoas pensam nisso como um comportamento felino absolutamente clássico, mas é algo que eles fazem para chamar nossa atenção. É realmente algo que eles adotaram como uma forma de comunicar com os seres humanos.

Como os gatos usam suas caudas para se comunicarem
Observar a posição da cauda de um gato é uma ótima maneira de decifrar como ele está se sentindo.  O  que significa as diferentes posições da cauda na linguagem corporal do gato.




• Cauda para cima – Este é um gato feliz e alegre que está mais acessível.
• Cauda para baixo – Isto pode indicar um gato que esteja assustado ou ameaçado.
• Cauda se movendo rapidamente para frente e para trás – Um gato abanando sua cauda não é o mesmo que o gesto feliz de um cão abanando a sua. Uma cauda com movimentos rápidos é um bom indicador de que um gato está agitado e deve ficar sozinho.
• Cauda movendo-se lentamente para frente e para trás – Se um gato está tentando decifrar a situação, ele pode mover a cauda para frente e para trás lentamente, conforme decide como se sente.
• Cauda do gato estilo Halloween – Sim, os gatos com as caudas do Halloween são assustadores!  Um gato nessa postura não está de bom humor e está tentando parecer maior e mais assustador do que é.

Como os gatos usam seus ouvidos para se comunicarem
Outra boa maneira para avaliar o humor do gato é prestar atenção na posição das orelhas dele. A Sociedade Protetora dos Estados Unidos mostra dicas para decifrar a posição da orelha do seu gato.
• Orelhas para frente – Um gato com orelhas ligeiramente para frente provavelmente está contente ou querendo brincar.
• Orelhas para cima – Quando um gato está alerta, suas orelhas ficam para cima como sinal de atenção.
• Orelhas viradas para trás – Cuidado com esse gatinho! Ele pode se sentir irritado se estimulado, por isso, é uma boa deixá-lo sozinho.
• Orelhas viradas lateralmente ou para trás – Este gato está se sentindo nervoso ou preocupado com alguma coisa. Tome cuidado com um gato cujas orelhas estejam nesta posição.
• Orelhas para trás e achatadas contra a cabeça – Este é um sinal claro que um gato está assustado e se sentindo na defensiva. Orelhas achatadas encostadas na cabeça também podem indicar um gato irritado ou agressivo. Em ambos os casos, as orelhas contra a cabeça significa não mexa com este cara!

Como os gatos usam seus olhos para se comunicarem


Eles não só são lindos e hipnotizantes, mas os olhos de um gato podem oferecer todos os tipos de pistas sobre como ele está se sentindo sobre o mundo ao redor dele.

• Pupilas Dilatadas - A  pupila de um gato pode se dilatar quando ele está surpreso, assustado ou estimulado.
• Pupilas Apertadas - Pupilas apertadas podem significar que o seu gato está tenso ou possivelmente agressivo. “Evidentemente, a luz disponível deve ser levada em consideração.
• Fixa -  Uma olhada fixa para baixo provavelmente é um desafio para seu gato.
• Piscando Lentamente - A  piscadas lentas é o oposto do olhar fixo. Isso indica que o seu gato se sente seguro, confortável e confia em vós.
• Metade Fechada - As pálpebras caídas indicam um gatinho descontraído e confiante.

Muitas vezes um gato utilizará várias formas de linguagem corporal para mostrar seus sentimentos. Reserve um tempo para compreender as diferentes maneiras do seu gato se comunicar e você será capaz de decifrar melhor o seu humor e necessidades.



Veja como deixar  seu gato mais saudável 

Um comentário:

  1. Kutham ... Eu já tive gatos e é muito complicado as pessoas aceitarem que eles conseguem se comunicar com a gente através de expressões. Mas você explicou direitinho os gestos que eles nos mostram quando querem nos dizer alguma coisa e é assim mesmo..
    Gostei dessa matéria.
    Abraços sempre.
    Luandabela

    ResponderExcluir

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .