sábado, 23 de janeiro de 2016

Aprenda como limpar urina de gato

Por vezes e, principalmente no início, os gatos assim como os cães, têm tendência a fazer as suas necessidades em locais não apropriados tais como: sofá, tapetes, chão, entre outros.
O cheiro destas substâncias provoca uma reação territorial, não muito diferente da dos cães e o que acontece é que os gatos irão voltar a esta área pois sentem o cheiro dos químicos presentes. Esta prática, se não for travada de início, será considerada pelo gato como um local apropriado, fazendo com que este a utilize mais vezes para fazer as suas necessidades, dificultando a aprendizagem para fazer tudo na caixa de areia.
Para travar esta prática do gato, o local do acidente deverá ser limpo cuidadosamente para evitar novas surpresas. Um gato tem um olfato 100 vezes mais apurado que o de um humano e poderá detetar o cheiro a urina e fezes mesmo que o local tenha sido limpo.


1 Primeiro, localize a fonte do cheiro. É muito mais fácil limpar manchas recentes, ou seja, ainda molhadas, pois você conseguirá remover quase toda a urina do local afetado. Por outro lado, o xixi poderá já estar seco. Nesse caso, mesmo se a urina já tiver sido absorvida pela superfície, os procedimentos serão os mesmos.
Siga o cheiro e você encontrará o local no qual o bichano urinou. No entanto, se a superfície for um revestimento de carpete ou algum estofado, será preciso usar o tato para descobrir onde está molhado. Da mesma forma, se o líquido já estiver seco em piso de cerâmica, linóleo ou madeira, será necessário procurar por algum ponto grudento.
Outra alternativa é utilizar uma luz negra. Esse tipo de luz exibirá manchas amarelas em móveis, paredes ou carpetes. Compre esse produto relativamente barato em uma pet shop física ou virtual.
2 Limpe e seque a urina. Absorva o máximo possível com toalhas de papel se a superfície for têxtil. Como há o perigo das fibras do material absorverem o líquido, é preciso agir rapidamente. Pegue a toalha de papel e dê ligeiras batidinhas no local afetado.
Se não quiser utilizar um monte de toalhas de papel para não prejudicar o meio ambiente, prefira um pano — mas lembre-se de jogá-lo fora depois.
Se tiver um aspirador d'água, utilize-o. Isso será muito mais eficaz do que as toalhas de papel ou o pano. A única dica é não utilizar um limpador a vapor nesse primeiro momento, pois o calor do processo vai assentar o líquido.
3 Não esfregue! Isso só vai fazer com que o xixi penetre ainda mais nas fibras do tecido.
Se a mancha já estiver seca, despeje água fria por cima antes de absorver com toalhas de papel ou pano
4 Se a mancha estiver em um revestimento de carpete, fique de pé sobre ela — não se esqueça de usar sapatos. Isso vai trazer o líquido para a superfície.
5 Em seguida, limpe a área afetada com alguns produtos comercial ou caseiro. Continue lendo para aprender como.



 Removendo a mancha com um produto comercial
Compre um produto no supermercado que seja, de preferência, enzimático. Esses detergentes são feitos especificamente para a limpeza de matérias orgânicas, tal como o xixi. Eles quebram as moléculas da urina felina e neutralizam o odor. Além dos supermercados, eles também podem ser encontrados em pet shops.
Os produtos enzimáticos quebram as moléculas de ácido úrico e transformam-nas em dióxido de carbono e amônia. Ambos esses gases evaporam facilmente e, por isso, o cheiro acaba sumindo.
Tais detergentes funcionam em quaisquer tipos de manchas, recentes ou não.
Leia a embalagem. Como cada produto tem instruções específicas, essa leitura antes da aplicação é fundamental.
Sempre siga as recomendações do rótulo. Do contrário, você poderá danificar a superfície permanentemente.
Sempre teste o produto de limpeza em uma área pequena e escondida para ver se ele desbotará ou danificará o material de qualquer outra forma.
Se notar qualquer coisa estranha, pare de usar o produto. Compre outra marca ou use a solução caseira ensinada mais abaixo.
Caso tudo corra bem, aplique o detergente enzimático na mancha.
Encharque o local afetado com o produto de limpeza. Em seguida, deixe agir de 10 a 15 minutos para que penetre bem. Para finalizar, pegue uma toalha de papel ou um pano e dê ligeiras batidas sobre a área.
Deixe secar bem. Este passo é muito importante, pois o produto precisa desse tempo para agir sobre o ácido úrico e transformá-lo nos dois gases citados acima.
Como os bichanos são atraídos pelas enzimas do xixi, eles acabarão sempre urinando no mesmo local. Para evitar isso, cubra a área afetada com papel-alumínio ou um balde de cabeça para baixo. Assim, o animal não vai urinar no local enquanto o produto de limpeza age, e as pessoas da casa também não vão pisar na mancha.
Repita o processo até que a mancha e o cheiro saiam. Se a sujeira não for recente, talvez seja preciso aplicar o detergente enzimático mais de uma vez (deixe secar completamente antes de passar para a aplicação seguinte) para eliminá-la totalmente.



Removendo a mancha com um produto caseiro
Separe os ingredientes. Embora um produto enzimático seja o ideal, é possível substituí-lo por uma solução caseira feita de vinagre branco, bicarbonato de sódio, detergente e água oxigenada de 10 volumes. O vinagre ajuda a matar quaisquer bactérias e também a neutralizar o cheiro.
Essa mistura funciona em quaisquer tipos de manchas, recentes ou não.
Misture duas partes de água para cada parte de vinagre. Despeje sobre a mancha e deixe agir de três a cinco minutos. Em seguida, absorva o excesso de líquido com uma toalha de papel. Lembre-se de não usar o vinagre em uma superfície de mármore ou qualquer outra pedra.
Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a área. Aplique uma quantidade generosa, pois esse produto ajuda a absorver a urina.
Misture a água oxigenada com uma colher de chá de detergente e polvilhe sobre o bicarbonato. Pegue um pano e esfregue bem no local, enxaguando quando necessário. A dica é esfregar em várias direções para que a solução penetre bem na superfície. Depois, pegue uma toalha de papel e dê ligeiras batidas na mancha.
Deixe a urina secar. Quando a área estiver seca, aspire o excesso de bicarbonato.
Se a área ficar meio dura, molhe com um pouco de água morna e deixe secar naturalmente.
Durante o processo de secagem, é importante impedir que o gato tenha acesso ao local afetado. Assim, você terá tempo o suficiente para ver se a mancha saiu e o cheiro foi eliminado. Depois de seco, libere a passagem novamente.
Se a mancha for mais teimosa, repita todo o processo. Não se esqueça também de ficar de olho no bichano. Além do mais, mantenha o olfato afiado para notar rapidamente qualquer cheiro de urina.

Dicas
A dica mais importante é limpar a mancha assim que o gato urinar. Quanto mais tempo a sujeira ficar em contato com o carpete, por exemplo, mais difícil será removê-la.
Para evitar o cheiro fortíssimo da urina dos gatos machos, é fundamental castrá-los. Com isso, o odor não só vai se tornar mais fraco, mas o animal também vai perder a tendência de fazer xixi fora da caixa sanitária só para marcar o território.



Avisos
Há várias razões para um gato parar de usar a caixa sanitária. A areia está limpa o suficiente? O bichano gosta do local onde a caixa fica? Entretanto, fazer xixi constantemente fora da caixinha pode ser um sintoma de uma condição médica, como infecção do trato urinário. Caso o problema persista ou não tenha uma explicação objetiva, consulte um veterinário

Um comentário:

  1. Muy buen consejo,me dio resultado,tuve que repetirlo tres veces pero quedo sin olor,Gracias por compartir

    ResponderExcluir

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .