sexta-feira, 17 de junho de 2016

Os cuidados de que os pets gestantes necessitam

Assim como os humanos, os animais de estimação também precisam ser tratados de forma especial durante o período de gestação. O cuidado deve começar antes mesmo de a fêmea entrar no cio, com a vermifugação e uma segunda dose da vacinação, para evitar que o animal adoeça e que transmita aos filhotinhos alguma enfermidade.


O cio das cadelas ocorre semestralmente e dura cerca de 15 dias, sendo que, nos 10 primeiros dias, o animal apresenta o sangramento. Assim que o sangue para de sair, inicia-se o período fértil. Então, o tempo de gestação dura por volta de 60 dias e a quantidade de filhotes varia de acordo com o porte do cachorro. Raças grandes, como pastor alemão, rottweiler e são bernardo, têm, em média, oito filhotes. Já as raças pequenas, como chihuahua, pinscher e yorkshire, têm cerca de dois filhotes.
A anatomia das gatas funciona de forma diferente. O cio delas ocorre, normalmente, a cada trimestre e dura entre quatro e sete dias. Para identificar se ela está nesse período, repare o comportamento da felina. Elas não apresentam sangramento, mas passam a miar muito e a se esfregar no chão, nos móveis e nas pessoas. A quantidade de filhotes varia de acordo com questões genéticas, como o tamanho da raça e outros fatores, mas elas tendem a ter de dois a 12 filhotes em uma única ninhada. A gestação dura por volta de 65 dias.

Cadela e gata prenha

Os cuidados já começam na gestação, a gestação de cadelas e gatas é de aproximadamente 60 a 65 dias.  É importante que um veterinário acompanhe tudo e sejam feitos exames de imagem para saber o período gestacional, desenvolvimento e número de filhotes. O primeiro ultrassom deverá ser feito com 30 dias de gestação aproximadamente.
Durante esse período e de lactação a fêmea deverá comer ração de filhotes pelo seu maior valor nutricional e também deverá ser vermifugada.

Parto

 Mães de primeira viagem às vezes demoram mais para entender o que está acontecendo e se atrapalham um pouco e então o proprietário deverá estimular ela a fazer as coisas. Mesmo com a caixa gestacional montada elas podem ter filhotes em outros locais, por isso é importante ficar atentos onde elas estão indo sempre. Elas mudam o comportamento visivelmente quando estão em trabalho de parto, ficam inquietas e andam de um lado para o outro.
O tempo de nascimento entre os filhotes é de 1-2 horas. Por isso é importante saber quantos filhotes irão nascer. Caso o tempo de intervalo de nascimento dos filhotes comece a passar muito de 2 horas deverá ir para o veterinário o mais rápido possível.
A mãe deverá comer a placenta, cortar o cordão umbilical e lamber o filhote para estimular suas vias aéreas e respiração.  Caso isso não ocorra você deverá tentar estimulá-la a fazer, mostrando o filhote, e deve ser rápido.

 É importante conversar bastante com o veterinário para saber como deve proceder caso a fêmea não esteja conseguindo fazer tudo sozinha , pois você poderá ter que ajudá-la,  já que uma viagem até o veterinário pode demorar muito.  Um kit deverá estar montado, com luvas e outros instrumentos que poderão lhe auxiliar nesse período.
Logo após a estimulação da respiração o filhote já deve começar a mamar e ele deve fazer isso durante a primeira hora do nascimento, para mamar o colostro, que é o leite que protege os filhotes sem imunidade. Até os 45 dias de vida os filhotes terão a imunidade herdade da mãe.

Cuidados com os filhotes

Todos os filhotes deverão ser examinados por um veterinário para saber se são saudáveis, se precisam de cuidados especiais e para ele poder passar orientações de vacinas, vermifugação e manejo.
A primeira vermifugação deve ser feita com 15-20 dias e a vacina a partir de 30 dias. No dia da vacinação nunca deixar os animais sozinhos, pois como qualquer medicação ela poderá causar alergia.
Os filhotes poderão só tomar banhos em casa, se autorizados pelo veterinário. Passeios e banhos em pet shop só após uma semana da última dose de vacina. Com um mês e meio já podemos começar a escovar os dentes dos filhotes para ele já se acostumar. Animais de pelo longo devem ser escovados todos os dias.

filhotes comendo ração

Os filhotes devem mamar exclusivamente leite materno por 30 a 40 dias após o nascimento sendo que do 30º ao 45º dia poderá já oferecer papinhas desmame ou ração seca triturada. Depois de 45 dias a alimentação pode ser exclusiva de ração para filhotes e deverá ser fornecida pelo menos 3x por dia. A quantidade varia entre as marcas, por isso sempre olhar no rótulo das rações a quantidade por dia que o animal deverá comer de acordo com o seu peso e idade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .