sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Seu animal parou de comer saiba o que fazer



Cães ou gatos que param de se alimentar normalmente por mais de dois dias indicam que há alguma coisa muito grave em relação à saúde! Se o seu pet recusa até mesmo a "comida mais gostosa" e vem apresentando emagrecimento, você deve procurar um médico veterinário com urgência! Somente um médico veterinário será capaz de diagnosticar as causas dentre as inúmeras que existem para o problema.
Cães e gatos que não alimentam por mais de dois dias seguidos é definitivamente um dos primeiros sinais de que algum problema grave de saúde pode estar ocorrendo! A recusa em alimentar-se, a diminuição do apetite normal e o emagrecimento são indícios de inúmeras doenças infecciosas, intoxicações, problemas metabólicos como a diabetes. A falta de apetite necessita de atenção veterinária, pois, sem tratamento, seu animal pode morrer. Afinal de contas: comida é vida!

Se você observar que o seu gato ou cachorro não alimenta há mais de 48 horas, é importante procurar um veterinário. Outras mudanças no comportamento normal podem ser observadas, como desânimo, apatia ou diarreia devem ser informados ao médico veterinário. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico da causa desse sintoma, maior será a chance de uma recuperação ou até mesmo descobrir um problema grave ainda no princípio.

Não precisa correr para o veterinário se o seu animal  simplesmente recusou a ração do dia.  É importante diferenciar uma falta de apetite normal da que é problemática.

Na natureza, os carnívoros fazem grandes refeições de vez em quando, de acordo com o resultado da caça, para depois ficarem alguns dias sem comer. Alguns cães e gatos domésticos demonstram que esse instinto ainda existe. Se o seu bichinho de estimação pegou pesado na última refeição, pode ser que ele "pule" a próxima.

Alguns animais, na medida em que envelhecem, podem ficar com um apetite menor, devido à própria natureza: o metabolismo desacelera com a velhice e as exigências de calorias também.

Todo dono de pet deve ser precavido em relação à saúde de seu animal de estimação! Quaisquer tipo de alteração nos hábitos alimentares normais do seu cão ou gato de estimação devem motivo de atenção e preocupação, razão para procurar um veterinário imediatamente!



Mais dicas

Mudança de ração
A mudança de ração, tirando uma ração que ele estava acostumado e oferecendo uma nova e desconhecida, também pode ser motivo para o cão se recusar a comer. Se for esse o caso, é interessante oferecer a ração anterior para ver se ele aceita. Se aceitar, ótimo.

Caso a troca de ração se faça necessária por recomendações médicas ou para melhorar a qualidade do alimento fornecido, o indicado é que a ração nova seja misturada diariamente a antiga, por pelo menos cinco dias, para que o pet se acostume com a mudança. Tire a antiga gradativamente, até conseguir que o animal se adapte ao novo alimento.

Muitos animais no mesmo lugar
Outra coisa que o proprietário precisa observar é se não está havendo competição entre os animais . Se você tem mais de um cão, olhe se na hora da comida, não tem um mais briguento e que toca o outro, impedindo que ele se alimente. É comum cães de porte pequeno impedirem que os de porte grande comam, fique atento. Se for esse o problema, separe os pets na hora da refeição.

Ração de qualidade
As rações mais baratas, além de não ser o melhor alimento para o seu pet, podem não ser tão apetitosas. Se o seu cão ganha desse tipo de ração e você notou que ele não está querendo comer direito, compre uma ração melhor, Premium ou Super Premium. Ofereça ao cachorrinho. Provavelmente ele vai adorar e ficará ainda mais feliz.

Doença
Caso o pet esteja doente, pode ser que ele se recuse a comer. Brincar e fazer carinho e oferecer ração aos poucos, na boca, pode ser uma boa alternativa. Há também as rações úmidas que costumam chamar mais a atenção dos cães e podem ser uma ótima aliada nesses momentos.

Em casos graves ou de gastrites, o médico veterinário poderá orientar uma alimentação especial e feita em casa, de maneira balanceada, para que o animal possa ser alimentado. É importante lembrar novamente  que um dia o animal pular uma refeição, é algo normal, mas se ele ficar o dia todo sem comer e no dia seguinte continuar sem se alimentar, é um alerta de que algo pode não estar bem. Quanto antes ele for examinado, melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .