quinta-feira, 3 de março de 2016

Qual o impacto do derretimento das geleiras ?

O derretimento das calotas polares é um fenômeno verificado nas últimas décadas e está relacionado diretamente com o aquecimento global. Cientistas que estudam o clima verificaram que, com o aumento da temperatura do planeta, provocado principalmente pela emissão de gases poluentes, as calotas polares estão derretendo.
 Um dos grandes problemas do derretimento das calotas polares é o aumento no nível das águas dos oceanos. Este fenômeno pode, muito em breve, causar o avanço do mar sobre cidades litorâneas.

Geleira derretendo 

Estatísticas do derretimento das geleiras

Com a rápida taxa de derretimento das geleiras no Ártico, estima-se que, até 2040, a região vai se tornar livre de gelo, se a tendência ao derretimento  continuar.
Além das regiões do Ártico e da Antártida, as geleiras do Himalaia são também afetadas pela mudança na temperatura ambiental.Supostamente, a geleira Gangotri está encolhendo a uma taxa de 17 m/ano, enquanto que a geleira Pindari reduz cerca de 10 m/ano.
Segundo a NASA, a cada ano, a Groenlândia está perdendo cerca de 100 bilhões de toneladas de gelo considerados como solo.
Com a terra se tornando mais quente, a Antártida também tem visto um aumento acentuado na sua temperatura média anual de cerca de 2,5 º C nos últimos 50 anos.Isto, por sua vez , levou a um aumento do do nível do mar de 0,4 mm/ano.
Na Europa, as geleiras suíças têm diminuído uma taxa enorme de 12% ao longo dos últimos 10 anos.  O ano de 2003  foi o pior, com uma redução alarmante de 3,5% da cobertura de gelo.


Preocupações e perigos do derretimento rápido das geleiras:

Urso sofrendo  com o  derretimento das geleiras 

Quando córregos e rios transbordam, as pessoas que vivem nas proximidades tem que se mudar, sem mencionar ter que lidar com as consequências dos danos causados às suas casas.
Pessoas que precisam de fluxo contínuo de água para a produção de energia elétrica terão de procurar outras fontes para produzi-la.
Fazendas e plantações podem ser destruídas devido a inundações.
Uma vez que as geleiras derreterem completamente, os córregos e rios secarão. As fazendas e plantações ficarão secas. Aqueles dependendo da água doce do derretimento das geleiras irão ter que se mudar.
Os níveis do mar que já subiram devido a águas mais quentes irão subir ainda mais quando toda essa água do derretimento das geleiras desaguar no mar. O risco imediato será para aqueles que vivem em áreas de baixa altitude nas imediações de praias. Essas áreas irão ser inundadas e os lençóis de água doce serão poluídos com água do mar, tornando-os inadequados para o consumo humano. Todas essas pessoas terão que mudar também.
Muitos animais, pássaros e peixes que dependem da água doce das geleiras que deságuam diretamente no mar se tornarão espécies em perigo.Os corais sofrerão por causa de sua menor exposição a luz solar por consequência do aumento do nível do mar. Peixes que se alimentam destes corais, por sua vez, também serão afetados. Os animais e pássaros que se alimentam destes peixes também serão afetados.

Aqui estão alguns exemplos do que você  pode fazer:

Não use produtos com CFC (clorofluorcarbonos) CFCs em qualquer produto estão proibidos nos EUA, mas podem ser um ingrediente em aerossóis e produtos de limpeza fabricados em outros países. CFCs destroem a camada de ozônio da atmosfera e permitem que os raios ultravioletas nocivos penetrem e atinjam a Terra.
Use menos o carro pegue carona  sempre que puder .  Quanto menos emissões de automóveis atingirem a atmosfera  melhor!
Ande de bicicleta! Se você precisa cobrir distâncias curtas, isso vai mantê- lo em forma e ajudar ao meio ambiente.
Plante tantas árvores quanto você tiver a oportunidade de plantar. Mais oxigênio no ar é  muito bom.

Produtos com CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .