terça-feira, 22 de março de 2016

O que fazer para deixar os pelos do cachorro mais bonito ?

Seja qual for a raça, os cães naturalmente perdem alguns pelos ao longo do ano e, para manter a pelagem bonita o ano inteiro, alguns cuidados são básicos na hora do banho. Além disso, existem alguns suplementos alimentares que ajudam na manutenção da pelagem do seu cachorro. Boa nutrição e cuidados são as maneiras de garantir o pelo sempre bonito.

Cachorro no salão de beleza 

Função dos pelos

Os pelos são responsáveis pela proteção mecânica bem como a térmica, por isso todos os cães possuem duas camadas de pelo. O sub-pelo é fino e ajuda na regulação térmica, seja no frio seja no calor. Já o pelo propriamente dito é mais grosso e pesado. Somente poucas raças, como o Cão Pelado Mexicano, não possuem nenhum pelo em grande parte do corpo.

Queda da pelagem

O Pelo cresce em fases e durante estas fases pode cair, além disso, filhotes também perdem a pelagem de forma súbita enquanto chegam atingem a vida adulta. Mas doenças metabólicas, utilização de remédios ou doenças infecciosas também podem causar a queda. Outra fase em que o pelo pode cair é a de repouso, quando a queda se dá por eventos estressantes como cirurgias e doenças. Também existe uma queda de pelo normal que ocorre na mudança de estação, como do outono para a primavera.

Quando a queda é uma preocupação

O cachorro deve ser levado ao dermatologista quando o pelo estiver sendo mal formado, o que sugere doenças metabólicas e nutricionais. Ou ainda quando estiver no eixo normal e claramente quebrado, pois isso sugere um trauma como lamber ou arranhar. Já mudanças que mostram problemas nutricionais são pelo seco, sem brilho, que cai facilmente, com lento crescimento e com alteração na cor.
O estresse também podem causar doenças nos pelos do cachorro

Pelo longo ou curto

Tanto cães de pelo curto quanto os cães longo soltem pelo igualmente. Contudo, nos de pelagem longa o pelo que soltou enrola no outro, já no curto não tem esse subterfúgio e precisa ser escovado para cair.

Alimentação

Os pelos são formados entre 65 e 95% de proteína. Sendo assim, o consumo de proteína de baixa qualidade pode influenciar diretamente na qualidade do pelo. Para se ter a ideia da importância da proteína, cães pequenos de pelo longo chegam a utilizar 30% da proteína dietética para o crescimento do pelo, enquanto os cães grandes de pelo curto podem precisar apenas de 10% da proteína dietética para o crescimento da pelagem.

Identificando o problema no pelo

Para o crescimento adequando do cabelo é necessário enxofre. Problemas nos pelos também pode sugerir deficiências nutricionais, tais como:
– Falta de ômega 3 – pelo muito seco, queda e fraco crescimento
– Falta de cobre – perda de coloração, aspereza
– Falta de zinco – perda de cabelo, porém o excesso pode levar a problemas na absorção do cobre.


Remédios caseiros para dar brilho ao pelo do seu cão:

Sardinha, atum ou salmão: Alimentos ricos em ômega-3 e ácidos graxos são super saudáveis e ajudam a contribuir para um pelo saudável, além disso, o seu cão achará deliciosa a refeição quando estiver misturado com a sua ração.
Escovação regular: Escovar regulamente o pelo do seu cão estimula o folículo pilosos, que aumentará a produção natural de oleosidade da pele que reveste o pelo e permita que ele fique brilhoso. Por isso, escove o seu cão ao menos uma vez ao dia.
Banhos: O seu cão precisa tomar banho regulamente, mas não com muita frequência. Pois, como muitas vezes isso irá depender do comprimento do pelo e de que ele esteja sujo. Tomar banho uma vez por mês é uma boa orientação, já que é suficiente para manter o pelo limpo, pois caso o banho seja frequente você acabará removendo o óleo que reveste o pelo do seu cão. Por isso, caso o seu cão tome banho com maior frequência adquira um shampoo (que hidrate e não irrite a pele) e um condicionador (que contenha vitamina E). Alguns donos podem utilizar o leite de coco na pele do animal por alguns minutos antes do banho para que ao final do banho ele esteja com o pelo macio, bonito e brilhante.
Óleos: Você pode misturar uma colher de sopa de óleo vegetal na colida do seu cão para manter a pelagem bonita e saudável. Tente utilizar o óleo de girassol, linhaça, azeite, coco ou de cártamo, mas não dê muito, pois isso pode ocasionar uma diarreia em seu cão.
Ervas: Algumas ervas como a cavalinha (rica em sílica), é muito boa para a manutenção de um pelo saudável e forte. Já a Spirulina é um ingrediente natural que possui proteínas, vitamina B e carotenóides. Lembre-se de não exagerar na dosagem, sempre consulte o seu veterinário quando a posologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...