quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Higiene ou instinto? Descubra porque os gatos enterram as fezes




Os gatos, muita vezes, são considerados animais mais higiênicos que os cães por enterrarem suas fezes. Mas o que os tutores não sabem é que os felinos fazem isso por autopreservação. Os gatos escondem seus dejetos para não denunciar a sua presença no local para algum possível predador.

Já no caso oposto, deixam expostas quando pretendem marcar território. Segundo a médica veterinária especializada em felinos Maria Virgínia de Freitas Barbosa,“O odor das fezes é desagradável para o próprio animal, que enterra os excrementos para poder se livrar do mau cheiro e despistar possíveis farejadores. Mesmo o gatinho vivendo em ambiente doméstico, sem nenhuma ameaça aparente, ele mantém o hábito por instinto.”

Entre os felinos, o dominante não esconde as fezes, por isso quando os gatos enterram seus dejetos é um sinal de subordinação ao seu tutor. A ação de enterrar acontece nos ambientes próximos ao local de alimentação e de descanso. Já nas áreas externas, eles deixam expostos para delimitar as fronteiras do seu território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...