segunda-feira, 8 de maio de 2023

Seu gato teve contato com rato : O que fazer?

  Quando um gato mata um rato, pode haver a transmissão de doenças através das fezes, urina ou saliva do rato infectado. Algumas dessas doenças podem ser graves, como a leptospirose, a salmonelose e a doença da arranhadura do gato. Portanto, é importante tomar algumas precauções para evitar a propagação dessas doenças.

gato com rato perigo


Algumas doenças que podem ser transmitidas incluem:


Leptospirose: é uma doença bacteriana que pode ser transmitida através da urina de ratos infectados. Os sintomas incluem febre, dor muscular, dor de cabeça e icterícia.

Hantavirose: é uma doença viral que pode ser transmitida através da exposição à urina, fezes ou saliva de ratos infectados. Os sintomas incluem febre, dores musculares e dores de cabeça.

Tifo murino: é uma doença bacteriana que pode ser transmitida através da picada de pulgas de ratos infectados. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça, dor abdominal e erupções cutâneas.




gato com rato perigo


Ele chegou com um rato, o que fazer?


 Primeiro de tudo, vista as luvas de borracha. Em seguida, lave as regiões do seu peludo que entraram em contato com o roedor – como as patinhas – com água corrente e sabonete, de preferência neutro, reduzindo a contaminação na área. Se houver algum indício de mordida ou arranhão, também deve ser lavado.

Em seguida, leve seu amigo até um veterinário e mostre o ferimento, para que o profissional possa realizar curativos e, dependendo da gravidade, indicar um medicamento. Fique atento a saúde animal, pois ela garante o bem-estar do seu companheiro peludo.


gato  contaminado por rato o que fazer


Apenas reforçando, use as luvas. Algumas doenças transmitidas por roedores podem ser maléficas aos humanos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .