Assim como os seres humanos, os cachorros também podem experimentar ansiedade em diversas situações. A ansiedade em animais pode ser causada por diversos fatores, incluindo mudanças no ambiente, separação de seus donos, interações sociais negativas com outros animais, barulhos altos, entre outros.
A ansiedade é uma doença séria que pode comprometer o bem-estar do cachorro, afetando os hormônios, neurotransmissores e outras substâncias químicas no organismo do animal. Se não tratado, o animal pode ter problemas de saúde mais graves.
Ansiedade em cachorro: Porque acontece ?
O cachorro com ansiedade de separação tem um vínculo tão grande com o tutor, que acaba tornando-se uma dependência. Ao não ser incentivado a fazer coisas sozinho, o cachorro se sente perdido e tem medo de ficar longe, quando o tutor passa o dia fora trabalhando, por exemplo.
Ao retornar para casa, o tutor compensa a ausência, enquanto o cão nota o contraste entre os dois períodos (com e sem o dono). Nesse caso, ele entende que depende do tutor para se divertir e para fazer as demais atividades.
Essa situação pode se tornar uma síndrome do abandono. O cachorro com crise de ansiedade sente-se ainda mais frágil e sozinho, desenvolvendo outros problemas de saúde, como depressão, gastrite, crises de vômitos e diminuição da imunidade.
Sintomas
Agressividade;
Mudança de comportamento repentina;
Hiperatividade;
Lambedura excessiva;
Alteração no apetite;
Perda ou ganho de peso;
Mania de arranhar objetos;
Vocalização e choro excessivo;
Urinar fora do local de costume.
Como tratar a ansiedade canina
Os tratamentos para a ansiedade canina podem variar de um animal para outro. O uso de medicamentos, no entanto, só deve ser ministrado com orientação de um médico veterinário e após esgotadas todas as alternativas de solução.
Antes de mais nada, quando o cachorro tem ansiedade, é preciso primeiro identificar a causa principal e tentar evitá-la. Confira algumas atitudes que podem ajudar a minimizar os sintomas da ansiedade canina:
Passeie com o seu pet duas vezes ao dia;
Dedique um tempo do seu dia para dar atenção a ele, com carinho e brincadeiras;
Mantenha postura positiva ao sair de casa;
Deixe brinquedos para que ele possa brincar sozinho;
Quando chegar em casa, faça ele se acalmar. Só depois dê a atenção solicitada;
Converse com seu cão. Isso fortalece o vínculo;
Não estimule atividades agitadas, nem fale mais alto quando ele estiver ansioso;
Use a aromaterapia como auxiliar no tratamento da ansiedade;
Faça massagem relaxante e escovação suave do pelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .