quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Como limpar a areia de gato

 Está com dúvida sobre como limpar caixa de areia de gato e com que frequência? Esses pets são bem exigentes e não usam caixinhas sujas. Por isso preparamos algumas dicas de como cuidar da caixinha de areia do gato da forma apropriada e ensinamos como higienizá-la corretamente.


Do que você precisa?

Para saber como limpar a caixa de areia do gato da maneira mais prática possível, é imprescindível utilizar os utensílios adequados. Eles fazem uma diferença enorme no dia a dia!

O item mais importante dessa lista é a pá sanitária, que separa a areia limpa dos dejetos. Ela é suficiente para as areias higiênicas que dão origem a blocos de xixi. Nesse caso, basta descartar os dejetos no lixo.

Se você utiliza o granulado de madeira, o xixi transforma os grãos em pó. Então, como limpar a caixa de areia do gato com esse produto? Com a ajuda de uma pá sem furos. Use a pá sanitária para peneirar os dejetos e a pá sem furos para coletar o pó que precisa ser descartado.


Precisa lavar a caixa?

Além de manter a limpeza do cocô e do xixi do gato em dia, não se esqueça de lavar a caixa de areia . Assim como precisamos limpar os nossos banheiros, com os felinos, não é diferente.

O primeiro passo é esvaziar a caixa. Então, lave-a com água e sabão neutro. Evite utilizar sabonetes perfumados para não irritar o olfato sensível do gato. Faça isso uma vez por semana para prevenir a proliferação de bactérias.



Tipos de areia

Como vamos  ver, existe uma variedade enorme de tipos de areia para se comprar, e o conforto do seu gato deve ser a prioridade na hora de investir. Para que a escolha seja eficiente, é importante conhecer cada tipo de areia antes de partir para a compra. Se a areia não funcionar, tente trocá-la, baseando-se no jeito que seu gato se adaptar melhor. Entre os principais tipos de areia, podemos citar:


Sílica

Antibacteriano e desodorizante, esse tipo de areia é feito de silicato de sódio, com alta capacidade de absorção, deixando a caixa quase sempre seca para seu gato. Essa capacidade faz com que também retire grande parte do mau odor. Ela conta com alta durabilidade, mudando a coloração conforme entra em contato com a urina, além de sua capacidade antibacteriano, que faz dela uma das areias mais recomendadas.


Madeira

A areia de madeira é outra opção que vem tomando seu lugar no mercado, mas que não foge muito das vantagens das demais. Por ser de materiais puramente orgânicos, também é considerada biodegradável, e tem grandes capacidades de absorção e contenção da urina, assim como controle de odores.


Higiênica comum

Esta talvez seja a opção mais comum, por ser uma das mais em conta. Essa areia, apesar de cumprir o seu propósito, tem a absorção e o controle de cheiro não tão eficientes, além da falta de composição biodegradável.


Granulado higiênico

Feito de cereais ou madeiras, os granulados são muito eficazes, mas, ainda assim, pouco utilizados. Com traços bastante parecidos aos compostos higiênicos usados para roedores, esse material biodegradável separa com muita eficácia a urina do resto da caixa e ainda pode ser descartado de forma ecológica.


Biodegradável

Por fim, temos essa opção que lembra muito a areia comum, mas com a diferença de que a areia biodegradável é artificialmente formada por componentes orgânicos. Sua variedade de tipos e tamanhos é muita, mas todas constituídas de compostos orgânicos derivados de alimentos e com garantia de alta absorção e inibição de odores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .