domingo, 1 de outubro de 2017

Como descobrir e tratar de forma fácil a diabetes no seu animal

A diabetes é uma doença que atinge humano e animais, por isso os pequenos animais também podem ser afetados pela doença, que é uma deficiência hormonal que reduz a capacidade do sangue de metabolizar o açúcar.


A descoberta da doença no início aumenta as chances de sucesso no tratamento. Em cães é mais comum o aparecimento da diabetes entre os quatro e 14 anos de idade, com maior ocorrência entre os sete e nove anos, sendo as fêmeas afetadas cerca de duas vezes mais do que os machos. Algumas raças de cães como Poodle Miniatura, Samoieda, Pug, Poodle Toy e Schnauzer Miniatura têm maior predisposição à doença.

Diagnósticos em Cães e Gatos

As manifestações do diabetes são semelhantes em todas as espécies. A diferença no diagnóstico de cães e gatos está na forma como cada animal expressa os sintomas. Os sintomas mais comuns são: o aumento do volume da urina, ingestão de água e emagrecimento. No entanto, alguns animais podem ter o apetite aumentado, o que nem sempre é visto com maus olhos pelos proprietários. “Curiosamente, boa parte dos cães diabéticos são diagnosticados quando procuram o veterinário por causa do surgimento de catarata, que não é um sintoma inicial do diabetes. Gatos diabéticos geralmente não desenvolvem a catarata, mas a neuropatia diabética, que pode causar dor e dificuldade para anda

Previna o Diabetes Em Seu Animal

Para  prevenção dos diabetes animal basta que alguns cuidados básicos sejam tomados desde sempre:
– Leve seu animal pelo menos uma vez por anos ao veterinário;
– Alimente-o com uma boa ração balanceada e de boa procedência, nada de rações baratinhas e sem nenhum complemento vitamínico;
– Se optar por dar comida caseira divida sempre em partes iguais de carne, arroz e legumes, se possível dando de preferência a produtos integrais, por conterem maior quantidade de fibras;
– Não ofereça alimentos extremamente gordurosos ou muito ricos em carboidratos simples; lembre-se de que eles também podem desenvolver problemas cardíacos, por isso, também precisam de uma dieta balanceada.
-Não dê doces a seus animais, eles não fazem bem a eles;
– Dedique uma parte de seu  dia para brincar e passear com seu animal, isso ajuda muito no controle do peso, sendo uma atividade física tanto para ele, quanto para você.

Perfil De Cães Com Diabetes



Entre os cães, com as raças com maior predisposição para o diabetes estão o poodle e o schnauzers. Outra característica desses animais é que o diabetes é muito mais comum em fêmeas do que em machos e que, nos últimos levantamentos feitos a respeito da doença, a relação entre animais machos e fêmeas portadoras de diabetes era de cinco para um.
Os cães que têm a diabetes são tratados à base de insulina, assim como os homens, e, uma vez diagnosticados com a doença, dependem do medicamento para o resto de suas vidas, sendo caracterizados como animais insulinodependentes. A insulina ingerida pelos cães é idêntica também à dos suínos e difere apenas em um tipo aminoácido da insulina humana.
Alguns donos, descobrem o diabetes em seus animais a partir deles terem  certa idade, sendo comum quando atingem a velhice, por volta dos dez anos, geralmente ocorrendo após alguma cirurgia, como a catarata, por exemplo, e mesmo um emagrecimento gritante.  Esses animais tomam em média aplicações de insulina duas vezes ao dia, usando aproximadamente 60 injeções por mês.

Os Felinos

Assim como nos cães, há raças com maior predisposição em desenvolver a diabetes, e a única raça, entre os gatos, sensível a doença é o Sagrado da Birmânia, com maior incidência principalmente entre os machos castrados, talvez em consequência da obesidade. Os gatos, quase sempre, desenvolvem o diabetes tipo 2 e são tratados com medicamentos hipoglicemiantes orais e até mesmo com uma dieta balanceada, e da mesma que acontece entre os seres humanos, eles também podem precisar de aplicações de insulina, como os cães. A insulina do felino é mais semelhante a dos bovinos e, por isso, dá-se preferência a utilização da insulina mista em gatos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...