terça-feira, 1 de agosto de 2017

O que fazer quando seu cão está engasgado

Uma das situações mais desesperadoras que se pode passar com um animal de estimação  é quando ele engasga. E, curiosos, eles estão sempre farejando e ingerindo coisas do chão, o que aumenta o risco de algum objeto entalar na garganta.



É importante memorizar essas técnicas , pois se seu cachorro engasgar você precisará agir muito rápido, não vai dar tempo de acessar a internet para procurar o que fazer para salvá-lo. Portanto, leia essas dicas e tenha-as em mente para aplicá-las se for necessário um dia.

 Cheque os sinais de que ele está engasgando

– Ele está levando a pata à boca?
– Ele está tossindo constantemente?
– O cão está babando?
– Ele está se esforçando muito para respirar?
– A gengiva ou a boca do cão estão ficando azuladas ou esbranquiçadas?
– O cão está vomitando?
– Ele está choramingando, como se estivesse sentindo dor? Está claro que ele está com algum desconforto?


 Avaliando o estado do animal



Olhe dentro da boca do cachorro. Verificando a boca dele visualmente, você poderá descobrir se um objeto está obstruindo as vias aéreas e agir de acordo.
Com gentileza, abra a boca dele apertando o lábio superior para dentro e sobre os grandes molares na parte de trás da boca. Ao mesmo tempo, aplique uma pressão para baixo no ponto do maxilar para abrir ainda mais a boca.
Olhe a garganta do cachorro até o ponto mais fundo que puder; se tiver uma lanterna e alguém para segurar o animal, isso ajuda. Procure por obstruções como um pedaço de osso ou um graveto.
Restrinja os movimentos dos cães maiores antes de abrir a boca deles. Para tanto, pegue o pelo entre as orelhas e segure a cabeça do cachorro com firmeza.

Tentando tirar o objeto

Pegue a obstrução com pinças ou pegadores. Se conseguir ver o objeto que está bloqueando as vias aéreas e o veterinário recomendar, tente remover a oclusão delicadamente.
Só faça essa tentativa se puder ver e pegar claramente o objeto e se o cachorro não estiver agitado. Você corre o risco de enfiar a obstrução ainda mais fundo ao empurrá-la por acidente sem conseguir vê-la.
Caso o cão esteja agitado, você pode acabar levando uma mordida feia. Vá imediatamente a um veterinário de emergência ou a um hospital veterinário.

Ajude seu cachorro a deslocar a obstrução. A gravidade pode ajudar o animal a mover o objeto. Para ajudar, você precisará segurar o cão de cabeça para baixo e tentar agitar o bloqueio para soltá-lo.
Pegue um cachorro pequeno ou médio pelas patas traseiras, segure-o de cabeça para baixo e tente agitar o objeto para fora da boca dele com a ajuda da gravidade.
Você não conseguirá segurar um cão maior de cabeça para baixo, então em vez disso mantenha as patas dianteiras dele no chão e levante as traseiras, como se segurasse um carrinho de mão, inclinando o animal para frente.

Bata nas costas do cachorro. Se não puder ajudar o cão a deslocar o objeto inclinando-o para frente, você pode bater nas costas dele para tentar mover a obstrução.
Usando as bases dos dedos da mão, dê quatro a cinco golpes rápidos entre as espáduas do cachorro. Tome cuidado para não usar força demais contra os cães pequenos, pois há o risco de fraturar costelas, o que pode ameaçar a vida deles se um pulmão for perfurado.
Caso esse gesto não funcione no começo, tente mais uma vez.

 Procure ajude imediatamente

 Se você acha que seu cão está engasgando  se tem qualquer dúvida em relação a isso  não conseguiu tirar o objeto da garganta do cão  ou tem receio de fazer os procedimentos acima , ligue imediatamente para o veterinário  ele vai poder te  orientar  melhor em relação aos primeiros socorros e vai falar para você levar seu cão na emergência o mais rápido possível.

 Se você não conseguir ligar para o veterinário, leve em alguma emergência 24 horas. É bom sempre saber onde tem uma mais próxima da sua casa para essas situações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...