terça-feira, 27 de outubro de 2015

Porque os cachorros gostam de picar papel ? E o que fazer para ele parar ?



Parece familiar? Você deixa seu cachorro sozinho em casa e quando volta a correspondência está toda destruída, o papel higiênico todo comido. Quando seu filho fala que o cachorro comeu o dever de casa, talvez ele esteja falando a verdade.
Se essa ou outra cena semelhante já aconteceu com você alguma vez, tranquilize seu coração: você não é o único! Cães adoram fazer essas peripécias. Assim, ao mesmo tempo em que gastam a energia, eles se divertem. Porém, como papel é algo que se destrói facilmente e pode ser ingerido pelos “cães ”, a brincadeira pode acabar mal e o pet corre o risco de ficar doente. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como evitar que isso aconteça. Mas antes, vamos entender porque o cão age assim.





Motivos que levam o cão a destruir o papel
O instinto do cão na hora da caça é conseguir segurar a presa e depois a estraçalhar. Mesmo que o cão seja domesticado, o instinto prevalece e ele pode ver o papel como uma presa. O ato de destruir a folha é divertido e interessante, principalmente para os filhotes, ao descobrir o que podem fazer com a boca. Na verdade, os cães não veem essa prática como errado ou perigoso, eles acham prazeroso e uma forma de gastar energia.

Outras razões levam o peludo a cometer essa prática. Alguns podem estar estressados, entediados ou ansiosos. Há também raças mais propensas a desenvolver esse hábito, como boxer, golden retriever e maltês. Filhotes podem rasgar papéis como um jeito de conhecer o espaço e a si mesmo, medindo sua força e habilidades.

Alguns cães não só rasgam como também comem o papel. Essa prática pode causar problemas digestivos no cachorro e se for ingerido uma quantidade grande pode até bloquear o intestino. Para evitar isso, é preciso que o dono tome iniciativas que consigam dar um fim nesse tipo de comportamento.

Dicas de como evitar que o cão destrua papéis
Nunca deixe livros, jornais, revistas, documentos ou qualquer outro tipo de papel ao alcance do cão. Principalmente se você não estiver em casa para vigiá-lo;
Quando tiver oportunidade, mostre ao cão que essa prática está errada. Não bata ou grite com o cãozinho. Repreenda-o no momento exato da traquinagem, mas com uma voz firme;
Tente passear mais com o peludo, talvez ele só esteja entediado e por isso desenvolve esse comportamento destrutivo;
Compre brinquedos que estimulem o pensamento do cão e faça com que ele gaste energia para brincá-lo;

2 comentários:

  1. O meu gosta de quebrar minhas plantas. Brigo com ele, mas não adianta. Quando fica ele eufórico, sai quebrando tudo.

    ResponderExcluir

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .