sábado, 3 de junho de 2017

Como dar banho no seu cachorro em casa de maneira simples e fácil

Cuidar da higiene dos cães em casa é uma prática bastante comum, seja por economia ou por opção mesmo. Mas para os donos que preferem dar banho nos seus animais de estimação em casa, ao invés de levá-los ao pet shop, é necessário ter alguns cuidados neste momento de interação com eles.




Qual a frequência de banhos que posso realizar em meu cachorro?

Isso vai depender  de alguns fatores , como  raça, tipo de pele ou presença de problemas dermatológicos, fatores relacionados ao seu estilo de vida ou mesmo a região onde você vive (área urbana ou rural, clima).

Um cão saudável é recomendável no máximo uma frequência semanal, podendo ser prolongado este intervalo, em cães (raças) que não têm a necessidade de tantos banhos, como Pastor Alemão, Akita ou Chow Chow.

Em cachorros com doença de pele, normalmente é recomendado uma maior frequência de banhos, utilizando muitas vezes produtos terapêuticos apropriados (sabonetes, xampus ou loções) para controlar ou tratar algum agravo.

Materiais Necessários



Toalhas, provavelmente uma grande e outras menores
Xampu para cães – use um produto formulado para cães, com pH balanceado; a pele canina tem pH diferente da humana, então usar xampu feito para humanos é errado e vai ressecar a pele do seu animal. É possível encontrar xampu para cachorros em pet shops, no veterinário ou na internet.
Condicionador para cães – use depois do xampu se preferir; siga as instruções na embalagem
Pente ou escova
Biscoitos ou bifinhos para cachorro (opcional, mas ajuda a acalmar o cão)
Escova de dentes e pasta para cães (opcional)
Bolas de algodão para  tampar  as orelhas  durante o banho
Pote pequeno ou balde para despejar água em cima do cachorro (facilita o processo)

Passo-a-passo para o banho em casa




 Escolha o melhor horário e local
Os melhores horários são os momentos mais quentes do dia, para que o animal não sinta tanta diferença no contato com a água, que deve ser morna (facilita a eficácia do shampoo)!
Já o local, pode ser o banheiro ou algum lugar confortável para você e para ele, que tenha fácil acesso à água morna. Evite mangueiras com água fria.

 Utilize os produtos próprios para o banho
Antes de começar o banho  escove bem os pelos  do seu cão .Isso ajuda a tirar os nós   , para cachorro que tem pelo grande , proteja os ouvidos do cachorro com bolas de algodão. Separe os produtos para o banho, que devem ser shampoos e o condicionador especiais para ele!

Cada parte do corpo merece atenção especial
No momento do banho, lave com carinho e delicadeza cada parte do corpo do cachorro. Cuidado com o rosto para não deixar que os olhos, nariz, boca e ouvidos entrem em contato com o shampoo. Lave bem as patinhas, entre os dedos, a virilha e as dobras, além das áreas íntimas.
Faça leves massagens para que o ato seja prazeroso e relaxante para ele também.

Enxágue o shampoo e aplique condicionador se for preciso, para pelos longos serem penteados.
Após o banho, retire todo o produto com água e passe a secar seu cachorro.

Secagem
Caso seu cachorro permita, utilize secador de cabelos, com cuidado para não esquentar muito e também para o barulho não incomodar tanto os sensíveis ouvidos do seu cachorro.
Use a toalha  seca, esfregando-as levemente pelo corpo, principalmente para tirar o excesso de água.  Depois pode fazer a higiene bucal usando a escova de dente e pasta própria  para cão .



Um comentário:

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .