terça-feira, 7 de março de 2023

Compreendendo a Gripe Canina: Sintomas, Tratamento e Prevenção

 A gripe canina, também conhecida como tosse dos canis, é uma doença respiratória contagiosa que afeta os cães. É causada por um complexo de vírus que pode levar a sintomas como tosse seca, espirros, corrimento nasal, febre e, em casos graves, pneumonia. A gripe canina é altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente em ambientes onde há muitos cães, como abrigos, creches e parques para cães.

tosse dos canis


A prevenção é a melhor maneira de evitar a gripe canina. Algumas medidas preventivas que podem ser tomadas incluem:

Vacinação: Existe uma vacina disponível para prevenir a gripe canina, e é recomendado que os cães sejam vacinados anualmente, especialmente se eles passam tempo em ambientes onde há muitos outros cães.

Boa higiene: Lave as mãos regularmente após o contato com cães, especialmente se eles apresentam sinais de doença respiratória. Limpe as tigelas de água e comida regularmente e evite compartilhá-las entre os cães.

tosse dos canis


Distanciamento social: Evite levar seu cão para locais com grande concentração de cães, como parques para cães, creches e abrigos, especialmente se ele não foi vacinado contra a gripe canina.

Fortalecimento do sistema imunológico: Mantenha seu cão saudável e com um sistema imunológico forte, fornecendo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e atendimento veterinário preventivo regular.

Tratamento precoce: Se o seu cão apresentar sintomas de doença respiratória, leve-o ao veterinário imediatamente para receber tratamento adequado. Isso ajudará a prevenir a propagação da doença para outros cães.

Sintomas de resfriado em cachorro

Um cachorro resfriado apresenta sintomas como espirros frequentes, tosse irritativa e mucosidade nasal abundante. Este quadro pode ser acompanhando de décimas de febre, o que faz com que o animal demonstre certa apatia e mal-estar geral, olhos lacrimejantes e congestionamento nasal.

Tosse;

Espirros;

Secreção;

Congestão nasal;

Lacrimejamento;

Perda de apetite;

Febre;

Mal-estar geral.

Apesar de o resfriado em cachorro ser uma das causas mais comuns para os sintomas descritos acima, é preciso sempre descartar a possibilidade de outros problemas respiratórios e doenças graves como a cinomose

Remédios caseiros para cachorro com gripe

Aproveitando as propriedades e benefícios de plantas e alimentos naturais você também pode recorrer a alguns remédios caseiros para gripe canina e tosse. Essas são algumas sugestões sobre o que dar para cachorro com gripe:

Remédios caseiros para resfriado de cachorro

Vegetais de folha verde: são alimentos ricos em vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico dos cachorros. Confirme a dose de vitamina C recomendada com o seu veterinário, já que varia de acordo com o peso e a idade do pet, e um excesso desse remédio para gripe canina por provocar diarreia.

Mel: o mel natural e sem aditivos ajuda a suavizar a garganta irritada do seu cachorro. A dose indicada é de uma colher de café a cada três a cinco horas (não devendo nunca exceder essa dose, já que pode original problemas na digestão do seu cachorro gripado). Filhotes com menos de um ano não devem consumir mel.

Chá de menta: coloque umas gotinhas de chá de menta na boca do cachorro para ajudar a descongestionar as vias respiratórias. Você pode usar uma seringa sem agulha para ajudar no processo. Este é um excelente remédio para gripe de cachorro.

Canela: a canela também é um bom remédio caseiro para resfriado de cachorro, já que alivia a tosse e funciona como antisséptico. Basta colocar um pouco na comida dele.

Vapores: como mencionado antes, os vapores também podem ser úteis na hora de descongestionar as vias respiratórias do seu pet. Coloque a água quente correndo no banheiro, feche o seu cachorro dentro por um pouco (nunca sozinho, para evitar acidentes) e coloque uma planta medicinal como eucalipto ou equinácea na água da banheira, garantindo que a planta escolhida não é tóxica para cachorros. Você pode conferir quais são algumas das plantas venenosas para cachorros nesse artigo.

A prevenção é o melhor remédio para gripe de cachorro. Uma boa alimentação durante todo o ano fortalece o sistema imunológico do cachorro e ajuda a protegê-lo de recaídas e outras infeções.

Estes conselhos podem ajudar a melhorar o estado geral do cachorro, mas é necessário lembrar que todo o processo infeccioso viral tem uma evolução e  o jeito de curar vem pela resposta do sistema imunológico do cachorro. Quanto melhores forem os nossos cuidados, mais rápido o cachorro se recuperará.

tosse dos canis


Posso dar remédio humano de gripe para cachorro?

 Nessas situações, alguns tutores ficam se perguntando  se podem dar remédio humano de gripe para o  cachorro. A resposta é não! Saiba que a menos que o medicamento seja prescrito pelo veterinário, você não pode dar Benegripe para cachorro, antibiótico, dentre outros medicamentos que possam ser indicados para humanos.

Existem medicamentos específicos para cachorros e muitas vezes a sua composição farmacológica não é diferente da versão para os pets. O que acontece, no entanto, é que as doses formuladas em medicamentos humanos e veterinários têm concentrações e proporções diferentes, que também variam de acordo com raça, tamanho e diagnóstico, obviamente.

Vale lembrar ainda que existem remédios humanos totalmente proibidos para cachorros e seu consumo pode ser fatal ou causar uma intoxicação grave. Paracetamol e ibuprofeno, por exemplo, fazem parte dessa lista e jamais devem ser oferecidos sem acompanhamento veterinário.

Automedicar o cachorro pode ser muito perigoso e colocar a vida dele em risco, além de mascarar problemas mais graves que necessitem um diagnóstico detalhado e tratamento específico urgente.




Entrega rápida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .