sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Prisão de ventre em gatos

Assim como os humanos, os gatos podem sofrer de prisão de ventre. Esta patologia evidencia várias mudanças que podem ser refletidas na alimentação, na conduta, no humor e até no ambiente. Diante de um caso de prisão de ventre, o felino pode ser levado ao veterinário, mas primeiramente é importantes que saiba o que fazer se seu gato está com prisão de ventre.


Causas da constipação

Muitos fatores diferentes podem causar ou contribuir para a constipação em gatos. Algumas das causas importantes e considerações são listadas aqui:
Comportamento e estilo de vida. (gatos sedentários têm mais propensão)
O gato pode estar relutante em defecar, se, por exemplo:
A caixa de areia está suja
Há uma competição (com outros gatos) para uma mesma caixa de areia
O gato não gosta do tipo de areia de gato usado
A caixa de areia está em um lugar barulhento ou desagradável
O gato teve uma experiência ruim quando usava uma caixa de areia
- Dor
Gatos mais velhos especialmente podem sofrer de dor e desconforto associado com, por exemplo, a osteoartrite . Isto pode fazer entrar e sair da bandeja da maca ou adotar uma posição de defecar dolorosa.
Em alguns casos, pode haver dor do cólon ou do reto, se
houverem anormalidades existentes ou se o gato tem comido algo que faz com que cause trauma para a mucosa do cólon à medida que passa através desta.
Abcessos ou outras condições dolorosas da pele ao redor do ânus, também pode causar relutância em defecar.

- Desidratação
A água é absorvida a partir de fezes no cólon e se os gatos são desidratadas (ou não beber o suficiente) eles vão tentar reabsorver mais fluido a partir do cólon, resultando em fezes secas e duras.
Doença renal crônica é comum em gatos mais velhos e leva ao aumento da urina produção e por isso os gatos tendem a tornar-se levemente desidratado e esta pode ser uma das causas da constipação.
- Distúrbios metabólicos
Alguns distúrbios metabólicos, tais como baixas concentrações de hormônios da tireoide (hipotireoidismo, uma doença rara em gatos), e baixa de potássio no sangue ou de cálcio pode interferir com a capacidade do cólon para contratar e pode, assim, predispor à constipação.
- Problemas neurológicos
Os nervos que controlam a contração do intestino pode ser danificado como resultado de trauma (por exemplo, atropelamentos e traumas que afetam a parte inferior da coluna). Em alguns casos, incontinência fecal (defecação descontrolada) podem surgir, mas em outros, retenção fecal e constipação é visto (por vezes com retenção urinária - incapacidade de urinar - também).
- Obstrução do cólon
Deformidades da pelve (por exemplo, uma fratura curada da pelve após o trauma) pode causar estreitamento do canal pélvico. Isso pode causar compressão do cólon na pelve e uma acumulação de fezes por trás da área de constrição. Se for grave e se isso resulta em obstipação prolongada, megacólon secundária pode se desenvolver.
Estreitamento do cólon também pode ocorrer através de estenoses, tumores, corpos estranhos, etc
  Prisão de ventre é um problema comum em gatos e em uma forma grave é chamado "megacólon," o intestino grosso, torna-se alargada e preenchido com material fecal dura.
Megacólon pode ser resultado de vários meses de constipação severa e obstipação, causando uma deterioração gradual e permanente na capacidade do cólon para contrair devido à persistente distensão. No entanto, megacólon também podem surgir no gato como uma doença primária, sem causa óbvia - isto é chamado megacólon idiopático. Nesta a doença surge como um problema com o músculo da parede do cólon em si que conduz a uma incapacidade progressiva para contrair.

Os sinais de constipação
 - Os sinais de constipação do gato são geralmente fáceis de detectar, e incluem:
Esforçando e dificuldade de passagem das fezes (chamado tenesmo)
Dor ao passar fezes
Diminuição da frequência da defecação
Produção de fezes pequenas, dura e seca
Pode haver aumento de visitas a caixa de areia, mas com esforço não produtivo, mas também pode ser por vezes difícil decidir se o gato está esforçando-se para urinar ou defecar.
Ocasionalmente, especialmente em casos de constipação, o gato pode ter fezes com fluidos em vez de sólidas ,o que leva o dono a pensar que o gato tem diarreia . Isso pode acontecer porque as fezes retidas irrita a mucosa do cólon e estimula a secreção de algum fluido. Em casos graves gatos também podem perder o apetite e podem vomitar.

Diagnóstico e investigação

Devido a diversidade de fatores  que podem causar ou contribuir para prisão de ventre, o seu veterinário pode ter que fazer uma série de investigações, bem como examinar seu gato e falar com você sobre o que vem acontecendo. Isto será especialmente importante em casos de recorrentes ou constipação grave.
-As investigações podem incluir:
Os exames de sangue e urina
Raios-X ou ultra-sons
Endoscopia
talvez, obter biópsias (um procedimento chamado colonoscopia)Um exame cuidadoso feito sob sedação ou anestesia.

Tratamento

O tratamento de constipação em qualquer gato dependerá da causa subjacente da doença, da sua gravidade e da sua duração. Em constipação severa ou obstipação, os gatos podem inicialmente ter que ser hospitalizado e colocado  no soro e, em seguida, as fezes podem ter de ser removido a partir do cólon, sob anestesia. Isso pode ser um processo longo em gatos severamente obstipados, e às vezes mais de uma intervenção pode ser necessária para remover todas as fezes impactadas.
- Várias opções podem ser utilizadas para o gerenciamento contínuo dos gatos com prisão de ventre:
Manter uma boa hidratação - manter uma boa ingestão de líquidos será útil na gestão de gatos constipados, de modo em geral, alimentando molhados (latas, sachês) ao invés de ração seca pode ajudar, e encorajar o gato a beber tanto quanto possível.
Higiene da bandeja - também é importante, o tamanho, número e tipo de caixas de areia para incentivar o seu gato a usá-los tão frequentemente quanto possível.
Cuidados com a alimentação - mudança de dieta pode ser muito útil em casos de prisão de ventre. Usando uma dieta com um elevado teor de umidade ajuda (ver acima), mas também com os casos de obstipação leves tendo um elevado teor de fibra de dieta (ou adição de fibra na dieta) pode ajudar a passagem regular de fezes moles. Seu veterinário será capaz de aconselhá-lo sobre uma boa dieta ou suplemento dietético. Em gatos com constipação grave (por exemplo, com megacólon), às vezes uma dieta resíduo muito baixa (junto com drogas laxantes, veja abaixo) pode realmente funcionar melhor do que uma dieta rica em fibras, e seu veterinário pode também sugerir a tentar isso.
Enemas - enemas pode às vezes ser útil para aliviar a constipação leve
Drogas laxantes - Uma grande variedade de diferentes drogas laxantes disponíveis, embora muitos podem não ser especificamente licenciado para utilização em gatos. Muitas delas podem ser muito úteis na gestão de gatos com constipação recorrente. Laxantes tendem a cair em algumas categorias diferentes:
 Lubrificantes - estes são projetados para lubrificar os dois pontos e fazer a passagem de fezes mais fácil. Exemplos incluem parafina líquida. Geralmente, estes não são recomendados em gatos, que não são seguros para o uso a longo prazo e podem causar graves problemas no caso de o gato inalar a parafina líquida, em vez de engolir.
 Emolientes - estas são as drogas que destinadas a promover a retenção de água nas fezes e, assim, tornar as fezes mais suave. Eles têm uma ação leve, mas, por vezes, pode ser útil por si só ou em combinação com outras drogas
Os laxantes osmóticos - estes atua atraindo a água para as fezes para torná-la mais suave, e pode ter uma ação potente. Um dos laxantes osmóticos mais usados ​​é um açúcar não absorvido chamado lactulose. Esta pode ser administrada a gatos, como um líquido (ou misturados com os alimentos) e a dose pode ser ajustada para melhor efeito.
Os laxantes estimulantes - algumas drogas estimulam a contração do músculo na parede do cólon para ajudar a impulsionar as fezes em direção ao ânus. Estas drogas agem de maneiras diferentes e alguns são apenas seguro para uso a curto prazo.
Medicamentos procinéticos - estes são semelhantes aos estimulantes laxantes na medida em que auxiliam o controle neuromuscular das contrações no cólon.
Cirurgia - se o tratamento médico não é bem sucedida na gestão de cirurgia constipação (para remover a maior parte do cólon - uma operação conhecida como subtotal colectomia) pode ser realizada. Embora esta seja uma cirurgia muito grande, e os gatos, inevitavelmente, têm diarreia por um período de tempo depois, os resultados a longo prazo deste tipo de cirurgia são frequentemente muito bom. Em geral os gatos se adaptam rapidamente e a diarreia começa a se resolver muito rapidamente.

Receitas que ajudam

Adicione azeite num pouco de ração úmida. Ele vai lubrificar o intestino e ajudar a comida a passar pelo organismo do animal. Acrescente 1/4 ou 1/2 colher (chá) de azeite a um pouco de ração úmida.

Misture purê de abóbora na ração do gato se ele ainda estiver agindo e comendo normalmente.
Use 2 colheres (chá) de purê. A ração úmida é recomendada, pois vai ser mais fácil de esconder o purê. Muitos gatos adoram o gosto da abóbora, mas outros precisam de algo mais saboroso para disfarçá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .