domingo, 2 de agosto de 2015

Por que os gatos trazem animais mortos para casa?



Veja, os gatos fazem isso porque o que eles trazem para dentro de casa não é um mero “rato morto”. É um troféu, uma presa, uma caça que ele conseguiu pegar.
E trazer para casa, e colocar na sua cama, por exemplo, é uma forma de seu animal te dar um presente.
Ele não só provou que sabe caçar, como te deu o resultado da caça!
Assim, ao invés de sentir-se ofendido, você deveria ficar grato! Na verdade, o que ele está procurando fazer é agradar a você! Interessante, não?
Portanto, da próxima vez que isso acontecer, nada de bater ou brigar com o gato! Lembre-se de que ele o está presenteando!…


Saiba o que fazer quando seu gato trouxer animais mortos para você

O problema dessa atitude, além dos óbvios sustos por parte dos donos  ao se depararem com um rato morto, por exemplo, é a questão da possibilidade de transmissão de doenças. Gatos que têm acesso a esse tipo de animal podem estar mais vulneráveis à toxoplasmose, uma zoonose grave que pode afetar seres humanos.





Você pode tentar desencorajar esse tipo de atitude, mas nunca brigue com o gato. Manter o gato somente em casa é uma alternativa. Caso você tenha um quintal, colocar uma coleira com guizo pode ajudar a espantar as presas antes de serem atacadas. O gato ainda poderá expressar o seu comportamento natural de caça. Quando não conseguir evitar a morte do animal que foi capturado, pegue o “presente” e descarte. Eventualmente os gatos apenas exercitam o ato da caça e deixam suas “vítimas” irem embora ilesas com uma majestosa condescendência.

Pode ser que o gato se sinta ofendido com a recusa do presente: alguns especialistas em comportamento dizem que essa é uma forma do gato ensinar o tutor a caçar. Entre as gatas, esse comportamento pode ser mais frequente, pois elas ensinam essa habilidade aos seus filhotes.

Outra solução apontada para diminuir a frequência é ter outro gato, que pode ser uma forma de direcionar a atenção do seu felino para outras formas de interação com o seu ambiente.

Certifique-se de alimentar o seu gato de forma adequada para que ele nunca sinta fome e tente fugir à procura de um lanche extra! Uma alternativa bem interessante é    o  dono  incentivar o seu gatinho a brincar com um ratinho de brinquedo.





Um comentário:

  1. Obrigada pelo texto! É muito bom saber mais sobre gatinhos! Um beijão para você!

    ResponderExcluir

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .