segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Enriquecimento ambiental para gato é importante ? Descubra



Enriquecimento ambiental significa acrescentar um ou mais elementos ao ambiente para promover o bem-estar físico e psicológico do animal.

A ideia teve início nos zoológicos, onde os veterinários e biólogos sentiam necessidade de melhorar a qualidade de vida dos animais confinados, como por exemplo, macacos e leões.

Fazendo uma analogia aos grandes felinos é possível aplicar as técnicas de enriquecimento ambiental em qualquer casa ou apartamento que haja um gatinho doméstico.

Os gatos que vivem em confinamento, como apartamentos ou casas teladas estão mais protegidos dos perigos enfrentados nas ruas e das doenças contagiosas, porém são os que mais necessitam de enriquecimento ambiental.

Existem diversas maneiras de promover esse enriquecimento e nem todas elas envolvem grandes investimentos financeiros. Usando a criatividade é possível desenvolver excelentes alternativas para os brinquedinhos de luxo.

Podemos classificar o enriquecimento em duas formas, as animadas e as inanimadas.

Formas animadas:

Envolvem os seguintes tipos de interação: gato-gato, gato-cachorro e gato-homem. A interação gato-homem pode ser feita através de brincadeiras, adestramento ou simplesmente sessões de escovação. A interação com outro animal deve ser feita com cautela, pois os gatos são animais relativamente solitários. Quando essa interação ocorre na infância costuma obter maior sucesso do que na fase adulta.

Formas inanimadas:

As formas inanimadas de enriquecimento envolvem uma série de estratégias, como:

- uso de brinquedos: no Brasil ainda é mais comum encontrar brinquedos para cães do que para gatos, mas mesmo assim a variedade é grande, indo desde simples bolinhas com guizo até as varinhas com penas, que acabaram por se tornar o sucesso no mundo felino.



- uso de alimentos: petiscos como ração em sachê são excelentes opções na hora de adestrar um gato e podem servir de estímulo para a brincadeira. Alguns brinquedos permitem que a ração (seca ou úmida) seja escondida de forma que o gato precisa se esforçar para conseguir comer. Essa opção também é recomendada para gatos que precisam perder peso ou que têm compulsão por ingerir objetos.



casa-para-gatos
- enriquecimento físico vertical: os gatos possuem habilidade natural de pular e escalar, portanto colocar suas coisas em partes altas da casa já um excelente começo, como por exemplo, sua caminha, suas vasilhas de água e comida e até mesmo sua caixa de areia. Além disso, a instalação de prateleiras ao longo da casa permite que o gato se exercite e que se sinta mais seguro. Outra maneira, menos econômica, são os arranhadores com prateleiras vendidos em petshop. São ótimas opções, mas podem sair mais caros do que o esperado.

- enriquecimento físico estrutural: feito através da colocação de esconderijos e arranhadores para o gato. Os esconderijos podem ser caminhas estilosas ou até mesmo as famosas caixas de papelão, tão amadas pelos gatos. Os arranhadores podem ser horizontais ou verticais. Você pode misturar o enriquecimento vertical com o estrutural e colocar esses objetos no alto também.

- enriquecimento sensorial: através do olfato, visão e audição também é possível promover melhora do bem-estar felino. Exemplos são a simples e própria voz do dono, programas de televisão e/ou em tablets e celulares e o famoso catnip ou erva-do-gato. As imagens nos equipamentos nem sempre fazem sucesso, mas podem ser uma forma de distração. O catnip está amplamente distribuído nos brinquedos para gatos, mas são mais indicados para animais extremamente agressivos e devem ser usados com cautela. Além desses, o feromônio sintético para gatos, que não se encaixa nas categorias acima, mas é bastante indicado na melhora de alterações comportamentais.

Algumas alterações de comportamento exibidas no confinamento:

- passar muito tempo escondido dentro de sua casinha;

- atacar pessoas ou outros animais que passem em frente sua casinha;

- miar em excesso;

- falta de interesse em brincar;

- seguir o dono onde quer que ele vá;

- arranhadura em excesso dos móveis;

- marcação de território com urina e/ou fezes.

Cuidados a serem tomados:

Com relação à interação gato-dono é fundamental não estimular a agressividade através de brincadeiras rústicas, como mordidas nas mãos.

Já no ramo dos brinquedos é importante observar o comportamento do gato no momento da interação, pois alguns brinquedos podem ser ingeridos pelo gato e provocar danos graves. Além disso, brinquedos que o gato não consegue “pegar” podem gerar frustração, como ponteira a laser e joguinhos no tablet/celular.

Sempre permita que seu gato finalize a brincadeira deixando-o pegar com as patas ou a boca o brinquedo. Dessa maneira ele entende que conseguiu “caçar” sua presa.

Alterações graves de comportamento podem ser corrigidas com auxílio de veterinário especializado, portanto, na dúvida, é melhor procurar ajuda de um profissional.

Estas dicas e orientações não devem ser interpretadas como forma de diagnóstico, nunca medique seu gatinho sem orientação veterinária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .